reggie bush
Notícias NFL

Reggie Bush recebe de volta o troféu Heisman, 14 anos depois

Reggie Bush recebeu de volta o seu troféu Heisman, prêmio dado ao melhor jogador de futebol americano universitário da temporada de 2005, após anúncio feito pelo Heisman Trust, responsável pelo prêmio Heisman, que chamou isso de uma ”enorme mudança no cenário do futebol universitário”.

Bush havia perdido seu prêmio em 2010 devido às sanções aplicadas pela NCAA à sua escola na época, a USC, por violações que incluíam o recebimento de benefícios indevidos pelo ex-jogador entre 2003 e 2005, período em que ele jogou pela universidade. Além disso, os Trojans tiveram o título nacional de 2004 e também as 14 vitórias nos jogos em que Bush esteve em campo retirados.

”Estou emocionado por me reunir aos meus colegas vencedores do Heisman e fazer parte do legado do Heisman Trophy, e honrado por retornar à família Heisman”, disse Bush em comunicado ao jornalista Pete Thamel, da ESPN americana. ”Também estou ansioso para trabalhar com o Heisman Trust para promover os valores e a missão da organização”.

Um marco histórico

A decisão de devolver o prêmio a Reggie ocorre em meio a um cenário em que o esporte universitário passou por várias mudanças, inclusive com atletas-estudantes podendo receber remunerações financeiras por meio de acordos comerciais, o que agora é ”uma prática aceita e parece ter vindo para ficar”, segundo o Heisman Trophy Trust em seu comunicado.

Bush pressionava o comitê pela devolução de seu troféu desde 2021, quando a NCAA passou a permitir que jovens universitários pudessem ser remunerados por autógrafos, assinassem acordos comerciais e tivessem patrocínios próprios, mas a própria NCAA disse na época que não devolveria o prêmio a Bush.

Temporada marcante de Reggie Bush

Reggie teve uma das temporadas mais dominantes da história do esporte universitário na temporada de 2005, sua última temporada pelos Trojans, na qual perderam o título da temporada para o time dos Texas Longhorns, que tinha como grande destaque o quarterback Vince Young. Bush teve 1.740 jardas e 16 touchdowns na temporada de 2005, com 37 recepções para 478 jardas e dois touchdowns recebidos.

No Draft da NFL em 2006, Bush foi escolhido como a segunda escolha pelo time do New Orleans Saints e fez parte do time que foi campeão do Super Bowl em 2009 contra o Indianapolis Colts.

Com a reintegração de Reggie ao Heisman, a USC terá oficialmente o maior número de ganhadores do prêmio, com oito, sendo o último deles o quarterback Calleb Williams em 2022, que deve ser a primeira escolha do Draft de 2024 pelo time do Chicago Bears.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *