Juventude e Flamengo, BR 2024
Futebol Brasileirão

Juventude vence Flamengo de virada, sobe posições, e vê Rubro-Negro ameaçado na liderança

Pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Juventude e Flamengo se enfrentaram na noite desta quarta-feira, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Os gaúchos buscavam uma reação após derrota para o Palmeiras em São Paulo na rodada passada, e se firmar no meio da tabela, brigando por vaga na Copa Sul-Americana, enquanto os cariocas vinham em defesa da liderança do torneio, visada por outros três clubes.

Com gols de Lucas Barbosa e Luis Mandaca, os Jaconeros venceram os Rubro-Negros de virada e mantiveram um tabu de 27 anos do Flamengo sem saber o que é vencer na Serra Gaúcha. A última vez que os cariocas venceram o Juventude no Alfredo Jaconi foi em 1997, com um gol contra, e no duelo desta quarta, apesar de Pedro ter marcado o primeiro tento do jogo, a equipe de Tite não obteve sucesso para segurar os donos da casa e conheceu sua segunda derrota no Brasileirão. Confira agora um resumo da partida.

Como foi Juventude e Flamengo?

O jogo começa com o Flamengo trocando passes, porém, sendo rapidamente desarmado pelo Juventude nos primeiros instantes de partida em seus domínios. O atacante Gabriel Taliari finaliza duas vezes mas desperdiça, na primeira vez cai nas mãos do goleiro Rossi e a segunda tentativa mandando para fora. O Rubro-Negro responde em seguida apostando em contra-ataques, mas o adversário prevalece, e abre caminho para os visitantes somente após os 15 minutos, com Pedro e Ayrton Lucas.

Aos 18 minutos, depois de ameaçar o Juventude em meio à pressão enfrentada no começo, o Mengão abre o placar em Caxias com Pedro. O camisa 9 recebe um lançamento de Luiz Araújo pelo lado direito e de peito, coloca os cariocas em vantagem no confronto. A equipe de Tite controla o jogo e tenta administrar a posse de bola, mas sete minutos depois, vê Lucas Barbosa aproveitar a antecipação flamenguista para cabecear sozinho e Rossi nada poder fazer para empatar ainda no primeiro tempo.

Depois do empate, Jaconeros e Rubro-Negros criam, porém, não propõem o suficiente para marcar o segundo gol ainda na etapa inicial. Aos 32 minutos o Juventude chega a ameaçar em outro cabeceio com Danilo Boza, aproveitando cobrança de falta de Nenê, e fazendo Rossi se desdobrar para evitar o perigo. A equipe perde João Lucas aos 33 e Ewerthon entra em seu lugar. Aos 44, Gerson tem uma oportunidade para o Flamengo finalizando de fora da área, mas desperdiça ao mandar a bola longe do gol de Matheus Claus. O goleiro substituindo o titular Gabriel, cumprindo suspensão, trabalha novamente ao defender uma cabeçada de Lorran, que recebeu um cruzamento de Ayrton Lucas para a jogada.

O segundo tempo começa com uma troca de passes lá e cá, e o Flamengo afastando o adversário do ataque nos primeiros movimentos da etapa final. O goleiro Rossi mais uma vez evita o perigo trazido pelo Juventude num cabeceio, dessa vez com Erick, que recebeu um cruzamento de Lucas Barbosa dentro da área, no qual por pouco não marca 2 a 1 para os donos da casa aos 03 minutos. Aos 18, o Rubro-Negro tenta responder com Pedro sendo acionado por Gerson num passe longo, porém, a defesa do Ju se mostra atenta e afasta a bola da meta alviverde.

Aos 22 minutos, Pedro dribla a marcação e lança para Luiz Araújo chutar, e Matheus Claus defender. Aos 27, foi a vez de Gabigol arriscar, mas num desvio, o Flamengo ganha um escanteio. O Juventude responde aos 30 com Gilberto, que ao receber de Lucas Barbosa, obriga Rossi a defender. Após muita insistência, e várias interceptações do goleiro flamenguista, a equipe gaúcha enfim faz o gol da vitória aos 41 minutos com Luis Mandaca. Em escanteio cobrado do lado direito por Jean Carlos, a bola encontra o camisa 44 e num desvio morre no fundo da rede, dando assim, números finais ao jogo e um triunfo importante para os donos da casa. Final, Juventude 2, Flamengo 1.

Com a vitória, o Juventude pula para a décima colocação com 14 pontos e encara o Fortaleza fora de casa no próximo domingo, às 16h (de Brasília). O Flamengo se estabiliza com 24 pontos, porém, aguarda o resultado das partidas de Bahia e Palmeiras, iniciadas há pouco, para definir se permanece líder nesta rodada ou não. No próximo domingo, o Rubro-Negro recebe o Cruzeiro, às 18h30 (de Brasília).

Análise Final

Mesmo com um alto número de desfalques no time, o Flamengo fez o possível para sair com os três pontos de Caxias do Sul, quebrar um tabu de quase 30 anos sem vencer o Juventude em seus domínios e sobretudo permanecer na liderança do Brasileirão mais tranquilo aos seus rivais. Porém, encontrou um adversário que não baixou a guarda de forma alguma logo depois do gol do atacante Pedro, e muito menos deixou se contentar com o empate arrancado ainda no primeiro tempo de partida.

O Juventude obrigou o goleiro Rossi a trabalhar intensamente para evitar um prejuízo ainda maior aos rubro-negros, que viram Pedro e Ayrton Lucas desperdiçarem um caminhão de gols que poderiam ter dado rumos diferentes ao duelo, e mantido a distância flamenguista de seus adversários no topo da tabela, onde se vê atualmente ameaçado por Palmeiras, Bahia e Botafogo. A equipe gaúcha se aproveitou muito bem do “fator casa” para não apenas surpreender, mas sim, convencer o seu torcedor de que poderia conquistar uma vitória como a de hoje, na qual contou o retorno de uma das suas referências, o atacante Lucas Barbosa.

Ao derrotar Tite num confronto entre treinadores gaúchos, Roger Machado conseguiu demonstrar mais uma vez que os Jaconeros possuem um nível técnico elogiável, e que podem conquistar posições ainda mais importantes para a equipe de Caxias neste Brasileiro, além deste 10º lugar. O Flamengo volta para o Rio de Janeiro com um sinal de alerta ligado, e tendo a partir do próximo final de semana, uma prova ainda maior no Maracanã, o Cruzeiro.

Juventude e Flamengo, 12ª rodada do Brasileirão 2024
Juventude comemora vitória sobre o Flamengo de virada no Alfredo Jaconi — Foto: Fernando Alves/ECJ

Foto: Luiz Erbes/AGIF