Palmeiras e Corinthians, BR 2024
Futebol Brasileirão

Com gols no segundo tempo, Palmeiras vence o Corinthians e afunda rival no Z-4

Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram na noite desta segunda-feira, no Allianz Parque, em São Paulo. O segundo clássico entre ambos nesta temporada foi marcado por equipes em momentos opostos no torneio, porém, buscando uma vitória para seus respectivos objetivos até aqui. O Verdão vem na caça do líder Flamengo, enquanto o Timão agoniza na parte de baixo e busca se afastar da zona de rebaixamento às vésperas do fim do primeiro turno.

Depois de uma primeira etapa sem gols, o Alviverde conquistou o resultado no Derby a partir do segundo tempo de partida com gols de Raphael Veiga e Vitor Reis, saindo assim com os três pontos e mantendo o Alvinegro no Z-4 por mais uma rodada, e à frente apenas do Fluminense. Confira a seguir um resumo do jogo.

Como foi Palmeiras e Corinthians?

O duelo começa com o Palmeiras atacando e obrigando Matheus Donelli a trabalhar logo aos 02 minutos de partida. Raphael Veiga arriscou de fora da área e o goleiro do Corinthians afastou, junto da defesa alvinegra. Os donos da casa seguem pressionando, porém, não acertando o alvo e deixando o Timão se aliviar em meio ao perigo constante que rondou sua meta no decorrer do primeiro tempo. A equipe visitante ameaçou pela primeira vez a partir dos 16 minutos, quando Wesley dribla Marcos Rocha e solta uma pancada de fora da área, levando Weverton a se contorcer para uma boa defesa.

Aos 27, o Corinthians tem outra chance em jogada iniciada pelo camisa 36, na qual ganha um escanteio. Yuri Alberto desvia na primeira trave e a zaga alviverde afasta o perigo. Aos 38 minutos, Garro cobra falta para a área e faz Weverton sair no alto para agarrar a bola. Dois minutos após o lance, o Palmeiras reage com Flaco López, que após receber na entrada da área, bate de pé direito e obriga Matheus Donelli a espalmar.

Diante de um primeiro tempo sem gols, a etapa final começa novamente com o Palmeiras tomando iniciativas em busca do resultado, e tendo sua primeira oportunidade aos 02 minutos com Raphael Veiga. Aos 05, a pressão gera uma falta próxima da área, e que dá origem ao primeiro gol do Verdão no clássico. Veiga, cobrando falta rasteira de pé esquerdo, vê a bola morrer no fundo das redes de Donelli ao desviar na cabeça de Fabinho e bater na trave direita, Palmeiras 1 a 0 aos sete do segundo tempo.

Quatro minutos após abrir o marcador no Allianz Parque e ver o Corinthians ensaiar uma reação com Hugo, o Alviverde ganha um escanteio pelo lado direito, e faz o segundo gol com o jovem Vitor Reis. O camisa 44, zagueiro de 18 anos de idade, subiu mais alto que todo mundo no lançamento feito por Raphael Veiga para cabecear para o fundo da rede e fazer 2 a 0 Palmeiras. Aos 16 minutos, um princípio de confusão. Depois de Rodrigo Garro e Estêvão se estranharem, Raphael Veiga acerta o argentino com um empurrão, levando o árbitro Anderson Daronco a expulsá-lo.

Mesmo com um a menos, o Verdão não se vê intimidado pelo rival em seus domínios e sai com mais uma vitória, depois de um ligeiro sufoco no primeiro tempo, e levar o adversário às cordas em quatro minutos. Final, Palmeiras 2, Corinthians 0.

O resultado leva o Alviverde à vice-liderança do Brasileirão com 26 pontos ganhos, enquanto o Alvinegro vai para a vice-lanterna com 9 pontos. Na próxima quinta-feira, o Palmeiras vai ao Sul encarar o Grêmio às 19h, e o Corinthians recebe o Vitória às 20h em São Paulo.

Análise Final

Palmeiras e Corinthians, BR 2024
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Logo após um começo morno, porém propositivo de lá e cá, o Palmeiras soube se articular em meio ao vácuo e inoperância apresentado pelo Corinthians no decorrer do segundo tempo, onde demonstrou não ter voltado para campo e deixou os donos da casa correrem livres para construir o resultado desde já esperado pelo atual momento que cada uma das equipes vivem dentro e fora de campo.

Apesar de sufocado pelo rival em parte do primeiro tempo, logo depois de dominar mas não encontrar o caminho do gol, o Palmeiras soube convencer para vencer e seguir na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga e Vitor Reis deram golpes fatais para construir o triunfo alviverde no Derby, e tornaram-se protagonistas a partir da etapa final, causando mais um duro revés ao maior rival, que não vence um clássico no Allianz há cinco anos e agora, encara um adversário direto na luta contra o Z-4 na próxima rodada do Brasileirão.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras