São Paulo Luciano
Futebol Brasileirão

São Paulo domina Bahia com atuação exemplar de Luciano e encosta no G4 do Brasileirão

O São Paulo espantou a crise na partida diante do Criciúma, e desta vez, confirmou sua volta ao Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o clube paulista derrubou com autoridade o Bahia de Rogério Ceni, pelo placar de 3 a 1, com Calleri, Ferreira e Luciano, enquanto os visitantes diminuíram com Gilberto no início da segunda etapa.

A pressão imposta pelo tricolor paulista desde o início, foi crucial para o resultado positivo dos donos da casa, que diante de sua torcida, conseguiram apresentar um belo de futebol no MorumBIS. Ao contrário do Bahia, que sofreu contra o Vasco em casa e nesta situação, não conseguiu bater de frente com os comandados de Zubeldía.

Sem esquecer da grande atuação de Luciano, que foi importantíssimo no triunfo dos mandantes, com gol e assistências diante da equipe baiana.

São Paulo não dá espaços para o Bahia

São Paulo
Foto: Reuters

 

A primeira etapa começou com o São Paulo sabendo muito bem o que queria, colocar o Bahia contra a parede. Pressionando desde a saída de bola no campo defensivo, a equipe tricolor paulista causou muita dificuldade para os visitantes, que estavam sendo dominados e amassados nos primeiros minutos do confronto.

Para o tricolor baiano ter espaço, demorou bastante, quando a intensidade dos donos da casa baixou, porém, continuaram chegando ao ataque. O São Paulo teve grandes oportunidades, principalmente após as perdas de bola dos visitantes no seu campo de defesa, Luiz Gustavo chegou a ter uma chance clara. Com erro de Cauly na jogada, o volante acabou tirando de mais da meta de Marcos Felipe.

Logo em seguida, o tricolor paulista chegou novamente ao ataque, num vacilo de Luciano Juba, que teve seu companheiro Thaciano errando também. Igor Vinicius partiu pelo lado direito sozinho, cruzou para entrada da área, com Calleti aparecendo como elemento surpresa e empurrando para dentro das redes do arqueiro do Bahia.

Sem deixar o sangue esfriar e com o tricolor baiano completamente perdido, Luciano encontrou Ferreirinha em profundidade. Numa nova falha de marcação, o ponta-esquerda teve espaço para correr sozinho, ficar cara a cara com Marcos Felipe e fazer o 2 a 0, em menos de quatro minutos. O crescimento do São Paulo e a queda do Bahia conciliaram no mesmo instante.

Bahia tenta, mas São Paulo se mantém firme

Na segunda parcial, o tricolor baiano resolveu correr atrás do que não fez no primeiro tempo. Colocando a bola para rodar, enquanto o São Paulo se escondia atrás das linhas defensivas, encontrou espaços e até diminuiu a diferença com Gilberto. Numa oportunidade criada por Cauly, Jandrei espalmou para os pés do lateral-direito, que empurrou para o gol de Marcos Felipe.

Depois do 2 a 1, o Bahia até melhorou mais, quase empatou o jogo, porém, não aproveitou sua oportunidade. Em seguida, o equilíbrio chegou e a equipe paulista cresceu novamente. Os problemas defensivos dos visitantes apareceram de novo, numa jogada individual de Ferreira, onde cortou três defensores, Luciano chegou e bateu para o fundo das redes, ampliando a diferença.

O placar extenso e o futebol dos visitantes indo para o espaço, a situação do São Paulo só melhorava, porque tinham o completo controle da partida em suas mãos. Calleri até fez um golaço para levar o jogo para 4 a 1, porém, estava impedindo, então precisou voltar atrás com a sua pintura.

Os minutos finais chegaram e o fim se tornou concretizado, com os mandantes merecendo o triunfo e jogando muito mais do que os visitantes.

Final de jogo: São Paulo 3 x 1 Bahia

Foto: Reprodução/Premiere