Schar Newcastle
Futebol Premier League

Com dois de Schar, Newcastle atropela Aston Villa em jogo eletrizante

Nesta terça-feira (30), tivemos o tão esperado retorno da Premier League. Em um eletrizante jogo, o Newcastle venceu o Aston Villa e se recuperou após quatro derrotas seguidas na competição. A partida apresentou uma crescente rivalidade após os dois times se classificarem para competições europeias no ano passado e aumentarem o investimento para este ano, chegando a incomodar o Big Six.

O Newcastle demonstrou a força de seu time ao marcar aos 30 e 35 minutos em bola parada com o zagueiro suíço Fabian Schär logo no primeiro tempo. Com a vantagem, o Villa, jogando em casa, até teve a maior posse de bola no segundo tempo, porém, em um rápido contra-ataque, Murphy escorou um cruzamento rasteiro que bateu em Álex Moreno e entrou, marcando o 3×0. O Aston Villa até esboçou uma reação ao diminuir com o artilheiro Ollie Watkins, que marcou seu gol número 50 na Premier League, porém, acabou perdendo a sequência de 17 jogos de invencibilidade em casa.

Em um ótimo jogo entre duas equipes que infelizmente têm muitos desfalques nesta temporada e com elencos curtos, porém muito fortes defensivamente e que jogam principalmente com contra-ataques velozes, o Newcastle fora de casa levou a melhor. Importante lembrar também da triste lesão de seu artilheiro Alexander Isak aos 43 do primeiro tempo. Sendo assim, o Magpies conseguem duas vitórias importantes sobre um rival direto em brigas por vagas europeias, 5×1 em casa e 3×1 fora de casa, mostrando que têm qualidade para se reabilitar de um começo de temporada abaixo do esperado.

Herói improvável, Fabian Schär resolve para o Newcastle

Em um jogo entre duas equipes emergentes como Aston Villa e Newcastle, sempre esperamos um jogo bastante frenético com duas equipes muito fortes fisicamente e que jogam em velocidade. As duas equipes receberam bastante atenção nesta edição da Premier League, ambas buscando enfrentar de igual para igual o famoso Big Six. Como havia acontecido na vitória do Newcastle no primeiro turno (5×1), esperava-se que os ataques entregassem muitos gols, principalmente com os artilheiros Isak e Watkins.

A partida começou em ritmo de Premier League, com as duas equipes buscando o gol, principalmente com o Newcastle sendo mais objetivo (9 a 3 em finalizações para os Magpies no primeiro tempo). Enquanto o Aston Villa tinha a posse de bola, não envolvia muito seu atacante Ollie Watkins, dependendo principalmente de Diaby para gerar algum perigo ao gol de Dúbravka. Porém, o time de Eddie Rowe conseguia levar a melhor nas disputas de bola, com destaque para Anthony Gordon, que, ao contrário do que é normal, marcava muito bem e anulava o lado esquerdo do Villa.

Como ambos possuem sistemas defensivos bem montados por seus treinadores, às vezes, bolas paradas são soluções. Podemos dizer que dessa forma o Newcastle conseguiu a vantagem com um herói improvável, o zagueiro suíço Fabian Schär, que marcou duas vezes em escanteios. O primeiro gol aos 31 minutos, em que o escanteio foi cobrado por Trippier, e ele venceu a marcação de Konsa, apenas empurrando a bola para dentro na pequena área. O segundo gol aos 35 minutos em um rebote de um chute de Anthony Gordon após um escanteio, que explodiu no travessão e voltou no pé do zagueiro para ampliar a vantagem para 2 a 0.

Tudo parecia estar dando certo para o Newcastle, que era superior ao Aston Villa e tinha uma boa vantagem no placar. Ao pressionar a saída de bola, tirava os espaços do time de Birmingham, com os dois gols saindo em um espaço curto. Sem sofrer defensivamente, a equipe de Howe fez um excelente primeiro tempo fora de casa. Entretanto, a infelicidade fica com a lesão de seu artilheiro Isak, que tirou o atacante do jogo aos 43 minutos da primeira etapa.

Segundo tempo eletrizante

Às vezes, estar perdendo em casa por 2 a 0 pode ser um pouco desanimador, porém, em um jogo de Premier League, sabemos como as coisas podem se tornar emocionantes mesmo com grandes vantagens. Foi dessa maneira que as equipes voltaram para um bom segundo tempo, onde o Aston Villa tinha uma vantagem enorme para reduzir, com 68% de posse de bola na segunda etapa. O time da casa sufocou o Newcastle, tomando conta das ações ofensivas do jogo no segundo tempo.

Mesmo com o controle da posse de bola, os Magpies queriam deixar um recado para a Premier League de que ainda podiam competir em alto nível. Aos 51 minutos, em uma rápida jogada pelo lado esquerdo, Almirón cruzou rasteiro e pegou a defesa do Villa desprevenida em um raro erro defensivo. A bola passou pela área e chegou ao pé de Murphy, que teve o trabalho de apenas escorar. A bola ainda bateu em Álex Moreno, que se chocou com a trave e entrou. Gol contra de Moreno e um sonoro 3×0, se desenhando outra goleada, assim como no primeiro turno (5×1 em Newcastle para os mandantes).

Com um placar elástico, pelo menos podemos dizer que a torcida e Unai Emery não haviam desistido. Com uma mudança cirúrgica ao colocar Leon Bailey no lugar de Moussa Diaby, os Villans conseguiram diminuir o placar aos 70 minutos. Após um cruzamento também rasteiro de Leon Bailey, o agora 3° maior artilheiro da história do Villa com 50 gols na Premier League, Ollie Watkins, marcou em um chute de esquerda.

Com o 3 a 1, o Villa renovou suas esperanças e teve chances e controle para diminuir o placar. Porém, Eddie Howe precisava desse resultado e conseguiu segurar o placar ao colocar Livramento para fechar uma linha de 4 e bloquear as ações do perigoso Leon Bailey. Sem outras grandes chances, este foi o final da partida, um bom 3 a 1 para o Newcastle fora de casa.

FT: Aston Villa 1-3 Newcastle

Análise do jogo

Em um ótimo jogo, podemos tirar algumasconclusões. Para o Newcastle, o time tem capacidade, apesar de desfalques importantes como Tonali, Joelinton, Pope, Wilson, Barnes. Percebemos que o time pagou o preço por cair em um grupo competitivo na Champions e por ter um elenco curto. Com um começo de temporada ruim, o time agora pode pensar em se aproximar cada vez mais da parte de cima da tabela.

Já para o Villa, podemos ligar o alerta de perigo. Apesar do início avassalador da temporada, a equipe viu sua invencibilidade de quase um ano em casa cair para um rival direto. Os comandados de Unai Emery também sofrem com alguns desfalques, principalmente defensivos. Fica visível que o time estava jogando sempre no seu máximo e com oscilações em uma longa temporada, o time erra bastante defensivamente nesta segunda parte da Premier League.

Podemos dizer, então, que ambas as equipes têm problemas e estilos de jogo muito parecidos. Em um jogo tão equilibrado, os detalhes normalmente resolvem as partidas. Neste caso, os dois gols de um salvador inesperado, como foi Fabian Schär, que marcou os dois primeiros gols nesta temporada. Destaque também para a importante marca de 50 gols em Premier League de um excelente Ollie Watkins.

(Foto: Twitter Newcastle)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *