Suíça x Itália
Futebol Eurocopa

Em ritmo de treino, Suíça vence Itália e se classifica na Euro

Neste sábado (29), a Suíça venceu a Itália por 2 a 0 no Olympiastadion em Berlim. Em uma partida vergonhosa para os italianos, eles foram completamente dominados pelos suíços, que garantiram uma vitória tranquila para se classificar para as quartas da Eurocopa pela segunda edição seguida. Remo Freuler e Ruben Vargas marcaram os gols para os suíços.

Quase em ritmo de treino, a Suíça dominou completamente a Itália, que nunca pareceu ameaçar realmente o gol defendido por Yann Sommer. Apesar de um jogo estatisticamente equilibrado, os suíços tiveram completamente o domínio do meio de campo, dominando a posse com passes efetivos que abria espaço com facilidade contra uma fraca defesa italiana.

A Itália, por sua vez, tem muitos problemas para resolver. As escolhas do técnico Luciano Spelletti foram essenciais para entendermos o problema do meio de campo, deixando jogadores importantes no banco para apostar na velocidade, fato que não deu certo. Campeões em 2021, os italianos voltam a passar vexame em uma competição importante.

Suíça coloca Itália na roda no primeiro tempo

Freuler Suíça
(Foto: Twitter UEFA Euro 2024)

O começo do jogo deu a tônica do que seria o primeiro tempo inteiro, com uma Itália assustada e sem intensidade na marcação, dando espaço para que a Suíça tocasse a bola sem muitos problemas. Os suíços, no entanto, tinham alguma dificuldade para transformar esses passes em chances de gol, mas chegou pela primeira vez quando Breel Embolo soltou uma pancada e Gianluigi Donnarumma fez boa defesa.

A segunda chegada de perigo da Suíça, no entanto, terminou no fundo da rede. Após boa jogada trabalhada pela esquerda, Vargas achou bom passe para Freuler, que dominou e chutou no canto, abrindo o placar para os suíços. Sem resposta para esse começo sufocante, os italianos foram alvos fáceis, quase sofrendo o segundo gol quando Fabian Rieder cobrou falta na trave.

Em um primeiro tempo completamente dominado pelos suíços, eles foram para o intervalo com uma vantagem de 1 a 0 no placar.

Categoricamente, Suíça mata o jogo

O segundo tempo, que prometia ser uma reação rápida da Itália, acabou se transformando em um pesadelo com menos de um minuto. Após uma saída de jogo errada dos italianos, a Suíça retomou a posse de bola, trocando passes com muita facilidade. Quando a pelota chegou em Michel Aebischer, ele achou um bom passe no meio para Vargas, que finalizou com estilo, no êngulo de Donnarumma, para aumentar a vantagem.

Daí em diante, a partida caiu de intensidade, principalmente pela vontade dos suíços de apenas manter a posse da bola e deixar o tempo passar. Enquanto isso, Spalletti tentava achar soluções para a Itália, colocando no jogo nomes como Mateo Retegui, Mattia Zaccagni e Lorenzo Pellegrini. A Itália até criou uma chance de perigo quando Gianluca Scamacca acertou a trave, mas não era o suficiente para quebrar o domínio suíço.

O final do jogo foi u monólogo suíço, que continuava a trocar passes sem dificuldades e aproveitavam a péssima atuação italiana, que não tinha intensidade. Assim, a Suíça garantiu uma vitória tranquila e histórica, avançando à próxima fase da Euro.

FT: Suíça 2-0 Itália

Análise final

Definitivamente, a partida é uma das maiores vergonhas que o futebol italiano já passou em sua história. Não apenas pelo resultado adverso, mas pela forma como esse resultado se construiu. A Azzurra, com toda a sua história, foi completamente dominada como um time inferior que é, perdendo um jogo com autoridade contra uma organizada Suíça, que deixa para trás o seu histórico de “ferrolho” para um time que joga muito bem.

Na próxima fase, a Suíça aguarda o vencedor do jogo entre Inglaterra e Eslováquia, onde fatalmente entrará como favorita contra qualquer uma das duas, já que o desempenho inglês não é bom nesta Euro.