Alpine
Automobilismo Fórmula 1

Início de temporada ruim da Alpine aumenta rumores de venda da equipe

A Alpine é uma das três equipes, junto com a Williams e a Sauber, que ainda não marcaram pontos no Campeonato de Construtores da temporada 2024 da Fórmula 1. Diante desse cenário, a Renault – grande concessionária por trás do time – poderia considerar algumas ofertas de venda.

A informação foi trazida pelo site Motorsport nesta quarta (10) e para ouvir essas possíveis ofertas, a Renault teria uma condição importante. O possível comprador teria que continuar utilizando os motores Renault pelas próximas temporadas, podendo ser até 2029, e isso poderia reduzir o número de compradores, que preferem usar os seus próprios motores ou unidades de potência de equipes que eles já têm contato.

Nas quatro primeiras provas da temporada 2024, a Alpine teve como seus melhores resultados de corrida o 13º lugar de Esteban Ocon no Grande Prêmio da Arábia Saudita, e também uma 13º posição para Pierre Gasly, em Melbourne, no Grande Prêmio da Austrália.

Trajetória aquém das expectativas para a Alpine

A Renault conquistou o comando das instalações da Enstone e começou a utilizar a marca Alpine a partir de 2021. Em 2022, a equipe terminou na quarta colocação do Campeonato de Construtores e o objetivo para os anos seguintes era conseguir quantos pódios fossem possíveis e se aproximar das grandes equipes da época, Red Bull, Ferrari e Mercedes.

Um ano depois, o cenário era completamente diferente. Em um período de interferências, o CEO Laurent Rossi, o diretor da equipe, Otmar Szafnauer e outras duas figuras históricas do time, o diretor esportivo, Alan Permane, e o diretor técnico, Pat Fry, saíram da Alpine.

A expectativa era que as mudanças na direção fossem elevar o nível da equipe, mas o efeito foi o oposto. As razões para essa piora são várias e por isso os rumores de uma possível venda aumentaram. No entanto, por meio de nota oficial, a Alpine afirmou que: “os rumores e histórias a respeito da venda da equipe são falsas. Categoricamente, o time não está à venda.”

(Foto: Andy Hone/Motorsport Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *