Archie Gray Tottenham
Futebol Premier League

Tottenham anuncia contratação de promessa do Leeds United

O Tottenham anunciou oficialmente a contratação do promissor meio-campista Archie Gray, do Leeds United. A transferência do jogador de 18 anos para o clube do norte de Londres está avaliada entre £ 25 milhões a £ 30 milhões. Como parte do acordo, Joe Rodon, que passou a última temporada emprestado ao Leeds, vai fechar a sua transferência em definitivo para a equipe com um contrato de quatro anos.

O Tottenham conseguiu assegurar a contratação de Gray, apesar do forte interesse de seus rivais londrinos, Brentford e Fulham. Inicialmente, o Leeds havia rejeitado uma oferta de £35 milhões do Brentford no sábado, mesmo depois de Gray ter recebido permissão para realizar exames médicos com a equipe de Thomas Frank.

O que mais atraiu Gray ao Tottenham foi a oportunidade de jogar competições europeias na próxima temporada, após a classificação do Spurs para a UEFA Europa League. O jogador da seleção sub-21 da Inglaterra é a segunda contratação da offseason de Ange Postecoglou, seguindo o retorno de Timo Werner ao clube, emprestado pelo RB Leipzig.

Gray vem de uma família de futebol; ele é filho do ex-atacante do Nottingham Forest, Leeds e Burnley, Andy Gray. Seu talento ficou evidente desde cedo, quando foi incluído na equipe principal do Leeds três meses antes de seu 16º aniversário, sendo nomeado no banco de reservas para um jogo da Premier League contra o Arsenal, em dezembro de 2021.

A trajetória de Archie Gray até o Tottenham

Archie Gray teve uma temporada de destaque no Leeds, fazendo 52 aparições em todas as competições. Ele desempenhou um papel crucial na campanha do Leeds, culminando na aparição do clube na final dos play-offs do Championship contra o Southampton, onde jogou a partida inteira. A equipe acabou derrotada na final, facilitando o caminho para a saída do garoto.

Gray está no Leeds desde 2014, passando por todas as fases da categoria de base do clube, assim como todas as seleções de base da Inglaterra. Ele se torna a quarta transferência mais cara entre os jogadores com 18 anos ou menos, perdendo apenas para Endrick, Rodrygo e Vinicius Júnior.

(Foto: Twitter Tottenham)