Verstappen GP do Japão
Automobilismo Fórmula 1

Verstappen vence corrida acidentada no Japão e iguala recorde de Schumacher

Na madrugada deste domingo (7), ocorreu o GP do Japão de Fórmula 1, e o resultado não saiu do esperado. O holandês Max Verstappen dominou de ponta a ponta e conquistou a vitória em Suzuka, sendo essa a sua terceira seguida em terras japonesas, igualando o recorde de Michael Schumacher, que havia sido o último a conquistar esse feito.

Em uma corrida acidentada, principalmente na largada, tivemos a bandeira vermelha aparecendo para atrasar a continuidade da prova quando Daniel Ricciardo e Alex Albon colidiram ainda na largada. O pódio foi fechado com o mexicano Sergio Pérez, marcando mais uma dobradinha para a Red Bull, e o espanhol Carlos Sainz, que conseguiu subir para os três primeiros novamente após uma largada ruim.

Essa foi a quarta vitória em cinco corridas para Verstappen, que se recupera após ter abandonado o GP da Austrália. Atrás de Sainz, tivemos Charles Leclerc, que ficou na quarta posição, com Lando Norris anotando a quinta colocação com a sua McLaren. O espanhol Fernando Alonso foi o sexto, seguido pela Mercedes guiada por George Russell, em sétimo.

Fechando o top 10, tivemos o australiano Oscar Piastri, que não fez uma boa prova e terminou apenas na oitava posição, seguido de Lewis Hamilton, que teve problemas com desgaste dos pneus durante a prova e não conseguiu fazer muita coisa. Em sua corrida de casa, Yuki Tsunoda conseguiu pontos para a Racing Bulls, terminando em décimo.

Confira como foi a vitória tranquila de Verstappen no Japão

Verstappen GP do Japão
(Foto: Twitter Red Bull RAcing)

A largada foi tranquila nas duas primeiras curvas de Suzuka, mas não tão tranquila na entrada da curva 3, quando Ricciardo, que teve uma largada ruim, não viu Albon, que estava tentando ir por fora do australiano, e os dois acabaram colidindo. A sessão acabou sendo interrompida com uma bandeira vermelha para que as barreiras fossem reparadas.

Na segunda largada, Verstappen foi melhor do que Pérez e conseguiu manter a liderança, rapidamente abrindo vantagem e nunca olhando para trás em relação ao seu companheiro de equipe. Enquanto isso, a disputa ficava entre a McLaren e a Ferrari, principalmente com Leclerc, que tentava recuperar posições após uma classificação decepcionante no sábado.

Ficando mais na pista, Leclerc teve a liderança da prova em certo momento, mas acabou sendo ultrapassado novamente por Verstappen. Depois da parada nos boxes, tanto ele quanto Sainz foram para cima, rapidamente colocando os dois carros da Ferrari na disputa pelo pódio. Leclerc ainda viria Pérez passar com certa facilidade para assumir a segunda colocação.

No final da prova, Logan Sargaent perdeu o controle de sua Williams e quase bateu, mas conseguiu evitar a colisão. Enquanto isso, Sainz fazia ótimas voltas finais, primeiro ultrapassando Norris para garantir a quarta posição, indo para cima de seu companheiro de equipe numa disputa de pódio. Com a ajuda de DRS, o espanhol garantiu a ultrapassagem e foi para terceiro.

Nas voltas finais, ainda ocorreu uma pequena briga entre Russell e Piastri, onde o piloto australiano não ficou feliz com a atitude do britânico da Mercedes, que o jogou para fora da pista. Mesmo assim, George completou a ultrapassagem, enquanto Verstappen, sem problemas, cruzava a linha de chegada para conquistar uma vitória tranquila no Japão.

Confira o resultado final do GP do Japão:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Sergio Pérez (Red Bull)
  3. Carlos Sainz (Ferrari)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Lando Norris (McLaren)
  6. Fernando Alonso (Aston Martin)
  7. George Russell (Mercedes)
  8. Oscar Piastri (McLaren)
  9. Lewis Hamilton (Mercedes)
  10. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  11. Nico Hulkenberg (Haas)
  12. Lance Stroll (Aston Martin)
  13. Kevin Magnussen (Haas)
  14. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  15. Esteban Ocon (Alpine)
  16. Pierre Gasly (Alpine)
  17. Logan Sargeant (Williams)
  • DNF – Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  • DNF – Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  • DNF – Alex Albon (Williams)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *