Athletic Bilbao
Futebol La Liga

Fora de casa, Athletic Bilbao vence o Atlético de Madrid no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei

Nesta quarta-feira, 7, o Atlético de Madrid recebeu o Athletic Bilbao no Estádio Cívitas Metropolitano no primeiro jogo das semifinais da Copa do Rei. Os visitantes conseguiram uma grande vitória, e agora os Colchoneros terão que “correr” atrás do resultado fora de casa.

Análise

Com o apoio da torcida, o Atlético de Madrid foi melhor a partida inteira, e isso aconteceu porque a equipe ficou atrás do placar logo no primeiro tempo. Em busca do resultado, os Colchoneros tentaram de tudo para empatar o jogo.

Os primeiros minutos de jogo foram todos do Atlético, mas um pênalti infantil cometido por Reinildo tirou totalmente o domínio dos donos da casa. O Athletic, que se defendia bastante, aproveitou a oportunidade.

O gol diminuiu o ímpeto do Atlético de Madrid no primeiro tempo, com o time de Madri tendo muitas dificuldades em criar e passar pela forte marcação do adversário. Mas isso mudou no segundo tempo.

Após o intervalo, os Colchoneros foram atrás do empate. Com muita posse de bola, e com o Athletic focando em se defender dentro de sua área, apostando em rápidos contra-ataques com Inaki Williams, o Atlético focou seus ataques na ponta direita.

Foi nesse momento que Samuel Lino se destacou. O brasileiro foi o jogador mais perigoso do Atlético na partida, criando diversas jogadas, principalmente no segundo tempo. O camisa 12, por sinal, teve suas oportunidades de marcar, apesar de ter desperdiçado.

Já o Athletic Bilbao fez a sua parte: se defender da forma que dava. Mesmo com quase todos os jogadores no seu próprio campo, os visitantes souberam a hora certa de ataque, principalmente no segundo tempo. Mas a equipe precisa agradecer ao VAR, que corrigiu uma decisão de pênalti a favor do Atlético nos acréscimos.

Mesmo fora de casa, o Athletic deu um “passo” importante para garantir uma vaga na final da Copa do Rei. Agora os dois times voltam a se enfrentar no dia 29 de fevereiro, no San Manés, casa do Athletic Bilbao.

Athletic Bilbao contra o Atlético de Madrid (Foto: TVP Sport - TVP.pl)
Athletic Bilbao contra o Atlético de Madrid (Foto: TVP Sport – TVP.pl)

Placar aberto

O Atlético de Madrid começou o jogo com tudo. Assumindo logo cedo a posse de bola, os Colchoneros tiveram uma grande chance logo no primeiro minuto de partida. Samuel Lino tentou finalizar para o gol, já na grande área, mas acabou “carimbando” um defensor; na sequência do lance, Witsel tentou de cabeça, mas parou em Agirrezabala.

Minutos depois, aos 15’, foi a vez de Griezmann assustar o Athletic Bilbao. O francês recebeu na ponta direita, fez jogada individual e invadiu a grande área. Com força, o atacante finalizou, e a bola tirou “tinta” do travessão de Agirrezabala.

Então, aos 24’, tudo mudou. Se o Atlético de Madrid só atacava enquanto o Athletic Bilbao se defendia, a situação da partida virou de “cabeça para baixo” após Reinildo falhar duas vezes seguidas. O defensor ficou muito tempo com a bola e se complicou dentro da área do Atlético. Logo na sequência, o moçambicano chegou muito forte em Prados e cometeu um pênalti claríssimo. Berenguer foi para a cobrança e converteu, abrindo o placar.

E aos 35’, foi a vez de Agirrezabala errar feio. Em uma finalização prensada, a bola ia em direção a linha de fundo, muito devagar. O goleiro do Athletic Bilbao correu para evitar o escanteio, mas largou a bola no pé de Memphis Depay. O holandês tentou, mas não conseguiu chutar para o gol aberto.

Pressão total

A “pegada” do Atlético de Madrid mudou após o intervalo. A equipe voltou mais “ligada” em campo, chamando a torcida a seu favor a quase todo momento. E quase funcionou nos primeiros minutos do segundo tempo.

Aos 50’, Samuel Lino recebeu na ponta direita, fez jogada individual e finalizou. A bola passou muito próxima da trave do gol de Agirrezabala, que até se jogou, mas não conseguiu alcançar o chute.

Minutos depois, foi a vez do Athletic Bilbao respondeu com muito, muito perigo. Aos 61’, Unai Gómez recebeu na entrada da área e chutou com força, rasteiro. Oblak fez a defesa parcial, e no rebote, Villalibre perdeu a chance de ampliar o placar, com parte do gol aberto.

E aos 68’, Samuel Lino apareceu novamente, e desta vez ficou muito próximo de empatar o jogo. O brasileiro recebeu na ponta direita, invadiu a grande área e cortou para o meio. O camisa 12 finalizou de chapa, e a bola passou a centímetros do gol.

Já aos 75’, Lino recebeu de novo na ponta direita. O brasileiro invadiu a grande área, mas ao invés de finalizar, serviu Griezmann. De frente para o goleiro, o francês tentou marcar, mas Agirrezabala foi melhor no lance.

Na reta final da partida, Morata, que entrou no segundo tempo, perdeu uma chance incrível. Aos 80’, em cruzamento em direção a pequena área, o atacante ficou de frente para Agirrezabala, mas ao tentar finalizar de primeira, acabou “furando”.

Outra chance apareceu para o Atlético de Madrid aos 85’. Correa recebeu na grande área e finalizou rasteiro. A bola passou pelo goleiro Agirrezabala, mas, em cima da linha, Lekue salvou o que seria o gol de empate.

Então, já nos acréscimos, Yeray derrubou Morata dentro da área: pênalti. Mas o VAR salvou o Athletic Bilbao. O atacante estava à frente do último defensor. E ainda tivemos tempo para confusão logo após o apito final.

Fim de jogo: Atlético de Madrid 0 x 1 Athletic Bilbao

(Foto: Morning Express)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *