Bahia
Futebol

Confusão, expulsão e virada! Bahia vence o Vitória na Copa do Nordeste

Na sexta rodada da Copa do Nordeste, Bahia e Vitória se enfrentaram na Fonte Nova. O duelo baiano teve de tudo: gols, confusão, virada e expulsão.

Análise

Bahia e Vitória protagonizaram mais um grande clássico do futebol baiano. A partida foi marcada por muita velocidade, emoção e, como é de se esperar, muita confusão. O jogo foi pegado do início ao fim, mas após o primeiro gol do confronto, a situação entre os dois times ficou bem evidente.

À frente no placar, o Vitória se fechou por completo em seu próprio campo, deixando assim o Bahia jogar. Por um tempo a estratégia funcionou muito bem, com os donos da casa tendo muitos problemas em criar chances de gol. No entanto, os mandantes foram, aos poucos, se ajustando ao clima do jogo, achando cada vez mais espaços na forte marcação do vitória.

Foi apenas questão de tempo para que o empate e, logo na sequência, a virada chegassem. A estratégia conservadora do Vitória só fez com que o Bahia se encaixasse em campo, crescendo com o decorrer do primeiro tempo, e os gols não demoraram a chegar.

A situação não mudou após o intervalo, e o Bahia seguiu com mais posse de bola e procurando mais o terceiro gol. E tudo ficou melhor para os donos da casa com a expulsão de Mateus Gonçalves. A partir daí, o mandante, que já mandava no jogo, passou a fazer o que queria em campo, com o Vitória sem forças para responder ofensivamente.

Com o resultado em casa, o Bahia se afasta um pouco mais na liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, com 15 pontos no total, sete pontos a mais que o vice-colocado, o Fortaleza. Já o Vitória se mantém na quinta colocação do Grupo B, com oito pontos conquistados na competição. Agora o Bahia volta a campo pela Copa do Nordeste no dia 24, contra o Maranhão, enquanto o Vitória visita o Fortaleza no dia 23.

Bahia x Vitória, pela Copa do Nordeste (Foto: Tiago Caldas/EC Bahia)
Bahia x Vitória, pela Copa do Nordeste (Foto: Tiago Caldas/EC Bahia)

O jogo

Após muitos minutos de equilíbrio entre as duas equipes, o Vitória abriu o placar aos nove. O Bahia errou e Alerrandro dominou próximo a grande área; de muito longe o atacante experimentou e acertou uma finalização de rara felicidade.

Logo depois do gol, o Vitória abdicou da posse de bola e deixou o Bahia jogar, se fechando completamente em seu próprio campo. Por outro lado, os donos da casa precisavam trabalhar bem a bola para produzir algo no ataque. Das estratégias, a dos visitantes levou a melhor nos primeiros 20 minutos, com os mandantes não finalizando em direção ao gol.

Apesar disso, o Bahia chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Aos 35′, Everton Ribeiro recebeu já na grande área e tocou a bola para o meio; sozinho, Jean Lucas finalizou de primeira, sem chances para Lucas Arcanjo, que até tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse. Após o gol tivemos confusão entre os jogadores dos dois times.

Com o decorrer do primeiro tempo, a estratégia conservadora do Vitória caiu por terra completamente. Nos acréscimos, os donos da casa virou o placar com Kanu. Em cobrança de escanteio, a bola ficou “viva” próximo a pequena área e o camisa 4 aproveitou e chutou para o gol; Lucas Arcanjo até tentou, mas não conseguiu fazer a defesa.

O Bahia voltou bem do intervalo, e logo aos quatro minutos da segunda etapa, a equipe quase ampliou o placar. A bola foi cruzada em direção a pequena área e Thaciano aproveitou, finalizando para o gol, mas Lucas Arcanjo fez grande defesa.

O Vitória respondeu aos 19′, com Rodrigo Andrade. O camisa 8 achou espaço na defesa do Bahia e, de muito longe, finalizou com força; Marcos Felipe fez a defesa com tranquilidade. Mas a situação ficou pior para os visitantes logo na sequência. Aos 21′, Mateus Gonçalves chutou um jogador do Bahia que estava caído do lado de fora do campo. O jogador recebeu vermelho direto.

Com um a mais em campo, o Bahia se lançou ao ataque definitivamente. Somente Thaciano teve duas chances claras de marcar mais um para os donos da casa; porém, na primeira tentativa, sua finalização foi cortada por um defensor, já na segunda, o atacante, de cabeça, desperdiçou já dentro da pequena área.

Fim de jogo: Bahia 2 x 1 Vitória

(Foto: Tiago Caldas/EC Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *