Jeffinho Botafogo
Brasileirão Futebol

Botafogo: Jeffinho registra boletim de ocorrência contra ex-clube; entenda a polêmica

Depois do caótico fim de temporada em 2023, finalmente os torcedores botafoguenses podem desfrutar de um momento mais tranquilo sob o comando de Artur Jorge. Na última terça-feira (11), o Botafogo venceu o clássico carioca contra o Fluminense por 1 a 0, conquistando mais uma vitória no Campeonato Brasileiro.

Apesar da boa fase e da tranquilidade dentro de campo, um jogador do Glorioso chamou atenção no dia seguinte por uma situação fora das quatro linhas. O atacante Jeffinho registrou um boletim de ocorrência na última segunda-feira na 42ª Delegacia da Polícia Civil, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jogador acusa o Resende, seu ex-clube, de apropriação indébita, alegando que não recebeu valores a que teria direito na venda ao Lyon.

Contexto da acusação de Jeffinho

O caso remonta à negociação realizada pelo Botafogo em janeiro de 2023, quando o atacante foi vendido ao Lyon por 10 milhões de euros. De acordo com informações do “Ge”, 60% do valor seria repassado ao Botafogo e 40% ao Resende, clube formador do jogador. Jeffinho, dono de uma fatia dos próprios direitos econômicos, teria direito a 20% da quantia recebida pelo Resende na transação.

Embora o Lyon tenha feito o pagamento total ao Botafogo, o atleta afirma que não recebeu a parte que lhe cabe do Resende. Inicialmente, ficou estabelecido que o Botafogo pagaria 4 milhões de euros ao Resende em quatro parcelas. Porém, no início de 2024, os clubes renegociaram para que o valor fosse quitado em dez parcelas, sem comunicar o jogador.

Em fevereiro, o Resende recebeu uma das parcelas, mas repassou a Jeffinho apenas 10% do valor, quando ele deveria ter recebido 20%. Devido a essa discrepância, o atacante registrou o caso na delegacia. O estafe do jogador tentou contato com o departamento jurídico do Resende, mas não obteve resposta.

Jeffinho está atualmente emprestado pelo Lyon ao Botafogo até dezembro de 2024. O jogador, que se encontra fora dos gramados devido a uma lesão na coxa direita, acumulou cinco gols e duas assistências em 18 partidas nesta temporada.