Empate do Botafogo com Aurora na altitude
Futebol Libertadores

Fora de casa, Botafogo luta, mas cede empate nos acréscimos para o Aurora na Libertadores

Na altitude de Cochabamba, na Bolívia, Aurora e Botafogo se enfrentaram pela primeira partida da segunda fase da Pré-Libertadores na noite desta quarta-feira (21). Bolivianos e brasileiros se enfrentam em duelos de ida e volta onde quem vencer, avança para a terceira fase, onde irão disputar uma vaga na fase de grupos da competição continental e busca pela “Glória Eterna”. Mas apesar de iniciar na frente do confronto fora de casa, o Fogão acaba perdendo o ritmo nos instantes finais e cedendo o empate ao adversário. Confira agora um resumo da estreia botafoguense no torneio.

Como foi Aurora e Botafogo?

A primeira etapa do jogo no estádio Félix Caprilles iniciou com equilíbrio entre as equipes, e após o Fogão iniciar no ataque, o Aurora não se intimidou tanto com os brasileiros, impondo seu jogo dentro de casa com uma sequência de jogadas perigosas na retaguarda botafoguense. Gatito Fernández trabalhou em vários momentos para evitar o gol dos bolivianos, que insistiam e muito em sair na frente da partida. Depois dos 15 minutos, o Botafogo voltou ao confronto e ganhou uma penalidade máxima após Luis Barbosa tocar com a mão na bola, Tiquinho Soares cobrou e desperdiçou a chance de colocar o Glorioso na frente, parou no goleiro Akologo, que defendeu no canto esquerdo o chute do atacante alvinegro aos 20.

Cinco minutos depois do penal perdido, Júnior Santos aproveita rebote na área após o chute de Tiquinho ricochetear em Akologo e cabecear pro fundo da rede dos bolivianos, fazendo Botafogo 1 a 0, mas o Aurora não se retrai, pressionando e chegando ao empate aos 35, porém, tem seu gol anulado após o VAR constatar falta de Amarilla durante a jogada, num lance que durou quase quatro minutos para ser enfim anulado. Os  celestes não desistem apesar do gol anulado, e segue lutando pelo resultado, pois um empate já seria de bom tamanho para a equipe no jogo seguinte do Nilton Santos. Gatito segue trabalhando e salvando o Fogão, levando a vantagem para o período final do jogo na altitude.

No segundo tempo, apesar das equipes seguirem apelando através de faltas, e terem feito o árbitro Cristián Garay distribuir mais cartões, o Botafogo buscou se defender e aproveitar os pouquíssimos contra-ataques em espaços deixados pela equipe do Aurora, mas não foi capaz o suficiente para marcar o segundo gol. Gatito fez o possível para evitar o empate dos bolivianos ao decorrer da etapa complementar, mas nos acréscimos, não conseguiu evitar o gol de Dario Torrico, que aos 50, decretou Aurora 1, Botafogo 1.

O empate é considerado uma vitória para os bolivianos, e uma derrota para os brasileiros, já que apesar de pressionado, o Glorioso teve oportunidades de fechar o placar a seu favor e desperdiçou. Além disso, a partida registrou a expulsão dos dois treinadores para o jogo de volta a ser disputado na próxima semana no Rio de Janeiro, Mauricio Soria e Tiago Nunes são expulsos após um bate-boca, e não estarão com suas equipes para o segundo jogo. Botafogo e Aurora se reencontram na próxima quarta-feira (28), no estádio Nilton Santos, às 21h30, e quem avançar, encara o vencedor de Bragantino e Águilas Doradas na terceira fase da Pré-Libertadores.

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *