Botafogo Libertadores
Futebol Libertadores

Botafogo vence RB Bragantino com Júnior Santos decisivo e sai na frente na pré-Libertadores

Nesta quarta-feira (6), o Botafogo venceu o RB Bragantino por 2 a 1 no Nilton Santos, em jogo válido pela ida da Pré-Libertadores. Júnior Santos deu a vantagem no confronto para o Alvinegro com direito a dois golaços, colocando o time carioca em boa posição para conquistar a tão sonhada vaga para a fase de grupos da Libertadores. Já o Bragantino até chegou a empatar no final do primeiro tempo com Juninho Capixaba; no entanto, a equipe de Bragança agora buscará reverter o placar e a vaga na próxima semana em casa.

(Foto: Twitter Botafogo)

Equilíbrio é tudo

Botafogo e Bragantino são duas equipes que, no ano passado, praticaram ambos um futebol muito agradável de se assistir, baseado em transições ofensivas e com ótimo repertório no ataque. Sendo assim, esperava-se um bom jogo nesta fase Pré-Libertadores, e desta forma o jogo mostrou uma grande importância com ambos os times com força máxima.

O Botafogo, com alguns desfalques pontuais e apesar de ter sido eliminado no Carioca precocemente, acabou se classificando com uma bela goleada contra o Aurora na fase anterior. Enquanto o RB Bragantino sofreu ao passar nos pênaltis, ainda luta por vaga nas quartas de finais do campeonato Paulista.

Com esse contexto, o jogo começou bem movimentado, com ambas as equipes dividindo o domínio da posse de bola e tentando criar bastante. O Botafogo, porém, começou levemente mais ligado ao jogo, enquanto um preocupado Pedro Caixinha cobrava sua equipe uma marcação alta buscando incomodar a saída carioca. “Equilíbrio” foi a palavra-chave nesta primeira etapa, em um bom primeiro tempo.

A primeira grande chance do jogo surgiu apenas aos 33 com Tiquinho, após bela jogada de Júnior Santos pela direita que tocou para o gol vazio; no entanto, o atacante não conseguiu finalizar direito e perdeu um gol feito.

Apesar do RB Bragantino parecer melhor em campo, as melhores chances foram do Botafogo e, assim, aos 43 minutos, em um lateral cobrado rapidamente, Júnior Santos fez uma linda jogada, levou até a linha de fundo, driblou Luan Candido, cortou Lucas Cunha e chutou rasteiro no canto direito de Cleiton, marcando um belo gol, tornando-se o maior artilheiro da história do Botafogo em Libertadores. 1×0 Botafogo.

Porém, a alegria dos mandantes durou muito pouco, pois logo na sequência, aos 46 minutos, após falta em Juninho Capixaba, Helinho cobrou na primeira trave e o próprio Juninho Capixaba acabou se antecipando e empatando o jogo. Pedro Caixinha acabou indo para o intervalo com um ótimo resultado, afinal, estava jogando fora de casa, e desta forma podemos dizer que ir para o vestiário com o empate acabou sendo bem justo, afinal, equilíbrio foi a palavra-chave na primeira etapa.

Júnior Santos decisivo novamente para o Botafogo

 

Júnior Santos Botafogo
(Foto: Twitter Botafogo)

O Botafogo acabou colocando Marlon Freitas no lugar de Tchê Tchê para encorpar o meio de campo, e de certa forma deu certo no começo da segunda etapa. Ambas as equipes voltaram com sangue quente e muitas pequenas confusões para o árbitro lidar; o jogo ficou nervoso de forma digna de confronto valendo vaga na Libertadores. A primeira grande chance da segunda etapa foi uma falta pela direita bem cobrada por Helinho e salva por Gatito. Não tivemos grandes chances por conta do nervosismo de ambas as equipes e bastante disputa no meio de campo.

Até que, aos 73 minutos, Barboza fez um lindo lançamento para Júnior Santos, que tocou para Darmián Suarez, que devolveu em belo passe para Júnior Santos, que dominou, levantou a bola e acertou um belo voleio, marcando mais um golaço no jogo, resolvendo para o Botafogo e ampliando o placar para 2 a 1. O Bragantino então tomou conta do jogo tentando empatar a todo custo, porém não levou perigo ao gol de Gatito Fernandéz.

FT: Botafogo 2-1 RB Bragantino

Análise do jogo

Botafogo x RB Bragantino
(Foto: Twitter Botafogo)

O Botafogo sai no confronto de hoje com uma ótima vantagem para a semana que vem; os gols marcados por Júnior Santos salvaram o Fogão de um péssimo início de temporada. A equipe carioca é muito criticada principalmente por conta do mental da equipe que, em muitos momentos decisivos na temporada passada, acabou entregando grandes vantagens, culminando na perda do título brasileiro. O medo da torcida era evidente; perder a vaga na fase de grupos da Libertadores seria desastroso, ainda mais encarando uma boa equipe como o RB Bragantino.

Enquanto o Bragantino acabou jogando muito mal as duas partidas na fase anterior e se salvou nos pênaltis, teria a difícil tarefa de encarar um rápido Botafogo no Rio. A equipe de Pedro Caixinha até tentou pressionar os cariocas, porém, mesmo com dois atacantes, acabou não achando oportunidades claras de gol, chegando principalmente em bolas paradas; assim, não conseguiriam levar perigo real, mas acharam um gol importantíssimo com o destaque Juninho Capixaba.

Resumindo, tivemos um ótimo jogo digno de Libertadores. Sendo assim, a equipe que teve a maior quantidade de chances acabou saindo com a vitória. Ambas as equipes jogaram bem, porém, os cariocas tiveram em Júnior Santos um grande alívio. O atacante resolveu o jogo e garantiu uma semana tranquila para o Botafogo após mais uma eliminação precoce no Carioca. Para a semana que vem, a expectativa é excelente, e devemos ter um grande jogo novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *