Wolfsburg e Borussia Dortmund empatam pela Bundesliga
Futebol Bundesliga

Bundesliga: Wolfsburg e Borussia Dortmund empatam e emperram na tabela

A partida entre Wolfsburg e Borussia Dortmund, válida pela 22ª rodada da Bundesliga, terminou empatada em 1 a 1, neste sábado (17), na Volkswagen Arena. Füllkrug abriu o placar para os aurinegros aos oito minutos do primeiro tempo, mas Gerhardt empatou aos 16’ da etapa final.

O resultado não foi bom para nenhuma das equipes. Estancado no meio da tabela, em 11º lugar, o Wolfsburg empatou o quinto jogo nos últimos seis jogos e chegou aos 24 pontos. Já o Dortmund, 4º colocado com 41, desperdiçou a chance de abrir distância do Red Bull Leipzig (quinto, com 37 pontos e um jogo a menos) e abrir vantagem no G-4.

Agora, o foco aurinegro se volta para a Liga dos Campeões, onde enfrenta o PSV, no Philips Stadium, na próxima terça-feira (20), às 17h (de Brasília). Já os Lobos terão mais tempo para descansar antes do próximo compromisso, no dia 25, contra o Eintracht Frankfurt, no Deutsche Bank Park, às 11h30 (de Brsaília) pela Bundesliga.

Borussia melhor no primeiro tempo

Jogando em casa e querendo espantar a má fase, o Wolfsburg começou partindo para cima do Borussia. Logo aos três minutos, Behrens recebeu na ponta esquerda, cortou para dentro e bateu forte em direção ao gol, mas parou na defesa providencial do goleiro Kobel. No rebote, da entrada da pequena área, Majer emendou de primeira, mas jogou para fora.

Pouco tempo depois, em contra-ataque do Dortmund, Reus recebeu lançamento de Sabitzer na entrada da área, dominou no peito e foi travado no momento do chute. A bola veio para o centro da área e o goleiro Casteels tentou afastar para a lateral, mas acabou acertando a bola em Füllkrug e viu o centroavante correr para o abraço ao abrir o placar.

O Borussia cresceu após o gol e quase chegou ao segundo com o lateral-direito Ryerson, aos 21’, que soltou a bomba de fora da área e obrigou Casteels a se esticar todo para salvar os Lobos. Aos 30’, Sabitzer recebeu na intermediária e bateu colocado, com estilo, mas a bola saiu à direita do gol.

No fim da etapa inicial, Behrens recebeu de Baku na direita e ficou cara a cara com Kobel e tentou tirar do suíço, que cresceu sobre o atacante e desviou a bola, que ainda bateu na trave antes de sair para o alívio dos torcedores do Borussia e desespero dos fanáticos do Wolfsburg.

Gerhardt garante empate dos Lobos

Pressionado pelo mau resultado, o Wolfsburg voltou mais agressivo, porém mais exposto na defesa. Tanto que logo aos três minutos tomou um susto em nova finalização de Sabitzer, que Casteels, atento, espalmou para escanteio. Porém, a resposta veio com Wind, aos 14’, em chute rápido que parou em Kobel.

Mas não demorou muito para o empate acontecer. Aos 16’, Baku arriscou chute de fora da área que desviou na zaga e obrigou Kobel a se esticar todo para evitar o gol, jogando para escanteio. Na cobrança fechada, Kobel afastou de soco e viu Arnold cabecear forte em direção ao gol. Na trajetória da bola, Reus cortou para cima. A bola subiu demais e ficou para disputa na pequena área do Borussia, mas foi Gerhardt quem subiu mais que a zaga e cabeceou para empatar a partida.

Gerhardt comemora o gol de empate contra o Dortmund, pela Bundesliga - Foto: IMAGO/regios24
Gerhardt comemora o gol de empate contra o Dortmund, pela Bundesliga – Foto: IMAGO/regios24

Mesmo com a atmosfera a favor na Volkswagen Arena, os lobos não conseguiram chegar ao gol da virada. Pelo contrário. Aos 44’ da etapa final, Sabitzer, em nova finalização de fora da área, quase faz o segundo do Dortmund, mas a bola passou por cima do gol.

Protestos na Bundesliga

O jogo, assim como vários outros nesta edição da Bundesliga, foi marcado por protesto dos torcedores presentes na Volkswagen Arena. Contrários à decisão da Liga Alemã de Futebol de negociar direitos televisivos com investidores estrangeiros (que acarretaria em mudanças nos horários dos jogos transmitidos para que possam ser acompanhados em outros países), arremessaram bolas de tênis no gramado.

As bolas de tênis, um esporte praticado pela elite, representam justamente a crítica à Bundesliga, que estaria se distanciando dos torcedores de futebol, um esporte popular, ao permitir uma “elitização vinda de fora” e que alteraria toda a rotina dos fanáticos que vivem na Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *