FIA
Automobilismo Fórmula 1

FIA se pronuncia sobre caso Horner e cobra integridade da Red Bull

A FIA divulgou nesta segunda-feira (19) uma breve nota em resposta às recentes alegações de má conduta envolvendo o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner. Após a manifestação inicial da Fórmula 1 sobre o assunto, a FIA reiterou seu compromisso com os mais altos padrões de integridade, justiça e inclusão no esporte.

Há duas semanas, a Red Bull, equipe que tem dominado a Fórmula 1 desde o início de 2022, foi abalada por alegações de má conduta contra Horner. A equipe lançou uma investigação independente para apurar as acusações, que, segundo o jornal holandês De Telegraaf, envolvem um suposto caso de assédio sexual, com o advogado de Horner supostamente oferecendo dinheiro à vítima para silenciar o caso.

A FIA, em sua declaração, optou por uma abordagem mais genérica, não mencionando diretamente a Red Bull ou Christian Horner. A nota destacou a atual investigação independente realizada pela Red Bull e afirmou que não fará mais comentários sobre o caso até a conclusão dessa investigação.

“Em relação à investigação independente realizada neste momento pela Red Bull, a FIA reitera que, até o momento da conclusão da investigação, quando seu resultado for conhecido, não faremos mais comentários sobre o caso”, afirmou a entidade na nota divulgada.

Apesar de sua natureza genérica, a manifestação da FIA é crucial, pois, segundo o Código Desportivo Internacional, a Federação pode intervir em casos nos quais existam evidências que contrariem os padrões exigidos por esse órgão.

O Artigo 12.2.1f do Código Desportivo Internacional declara que um competidor pode ser considerado ter cometido uma ofensa por “quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado danos morais ou perdas à entidade, aos seus órgãos, aos seus membros ou aos seus dirigentes executivos e, de forma mais geral, no interesse do esporte a motor e nos valores defendidos pela FIA.”

Além da FIA, Fórmula 1 também se pronunciou sobre Horner

No domingo, a Fórmula 1 também emitiu uma declaração, exigindo uma solução rápida e um “processo justo e completo” na investigação em curso na Red Bull Racing. A nota ressaltou a importância de esclarecer o assunto na primeira oportunidade, enfatizando o compromisso com um processo transparente e justo.

(Foto: Divulgação/FIA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *