Maloney Fórmula 2
Automobilismo Fórmula 2

Fórmula 2: Maloney vence corrida principal no Bahrein; Bortoleto larga mal e fica em quinto

Zane Maloney conquistou a vitória na Feature Race da Fórmula 2 no Bahrein e disparou na liderança do campeonato na primeira rodada, ao vencer as duas corridas no Bahrein, algo que anteriormente só Felipe Drugovich havia conseguido na história da Fórmula 2.

Gabriel Bortoleto, em sua estreia na Fórmula 2, largou da primeira posição, porém teve um mau desempenho e não tracionou bem na saída, sendo ultrapassado por Maloney e O’Sullivan antes da primeira curva. Após dividir a curva 1 com Isack Hadjar, acabou rodando o francês com um toque no pneu, danificando a asa e levando à entrada do safety car, pois Enzo Fittipaldi não conseguiu desviar do carro da Campos Racing e colidiu na lateral, resultando na retirada de ambos os carros da corrida.

Outro piloto prejudicado foi Oliver Bearman, que teve problemas no carro antes da largada, mas foi salvo pelo safety car e conseguiu se recuperar na corrida, até seu pit stop, que foi caótico: ele colidiu com Amaury Cordeel, teve um pit stop lento e acabou caindo para o fundo do grid novamente.

Resumo da sessão

Maloney Fórmula 2
(Foto: Twitter Fórmula 2)

Após o reinício com o safety car, os pilotos voltaram com muita agressividade, principalmente os que estavam com pneus macios, como Dennis Hauger, que atacou Bortoleto logo após a saída do carro de segurança. No entanto, a degradação dos pneus foi alta, e Bortoleto recuperou a quinta posição após 5 voltas. Ritomo Miyata também atacou o piloto norueguês, que caiu para a sétima posição.

Com a abertura da janela de pit stop, o caos se instaurou na corrida. Taylor Barnard fez 2 pit stops devido aos pneus do lado direito não terem sido presos corretamente. Paul Aron, Richard Verschoor e Rafael Villagómez excederam a velocidade no pit lane e receberam uma penalização de 5 segundos, o que é comum para os padrões da Fórmula 2.

Jak Crawford, que vinha tendo um ótimo final de semana, enfrentou problemas e seu carro desligou no pit stop, encerrando o final de semana da Dams Lucas Oil, já que Juan Manuel Correa também havia deixado a corrida com problemas elétricos. Pouco depois, Amaury Cordeel e Oliver Bearman protagonizaram uma cena bizarra, com o piloto da Hitech ultrapassando o piloto da Prema e, em seguida, ambos colidindo ao tentar entrar no pit. Após o contato, Cordeel se retirou da prova,

Victor Martins, que optou por uma estratégia diferente e colocou pneus macios no pit, também foi prejudicado por problemas no carro, que simplesmente apagou e causou um último safety car na corrida. Nesse momento, os 3 primeiros colocados, Maloney, Pepe Martí e Bortoleto, foram para os boxes, com o brasileiro pagando uma punição de 10 segundos pelo contato com Hadjar na primeira volta.

Parte final agitada

Na volta 23, o pelotão intermediário começou a mostrar que o novo carro veio para auxiliar nas ultrapassagens. Bortoleto voltou do pit stop atrás de Kush Maini, e os dois carros da Invicta ajudaram um ao outro, escalando todo o pelotão.

Eles ultrapassaram o novato Miyata na volta 23 e, no próximo giro, foram para a Prema. Após os dois carros da escuderia italiana também dividirem algumas curvas, Maini e Bortoleto foram para cima de Bearman e Antonelli, que também foram ultrapassados.

Os pneus macios no final da prova fizeram muita diferença, permitindo que Bortoleto fosse para cima de Maini, Hauger e Franco Colapinto, chegando em quinto lugar, a menos de 7 centésimos atrás de O’Sullivan. Maloney só precisou gerenciar a diferença e ganhou com certa facilidade, sem sofrer pressão de Pepe Martí e Paul Aron, que fizeram ótimas estreias e prometem dar trabalho aos veteranos.

Confira o resultado final da corrida principal da Fórmula 2 no Bahrein:

1) Zane Maloney (Rodin Motorsport)

2) Pepe Martí (Campos Racing)

3) Paul Aron (Hitech GP)

4) Zak O’Sullivan (ART Grand Prix)

5) Gabriel Bortoleto (Invicta Racing)

6) Franco Colapinto (MP Motorsport)

7) Kush Maini (Invicta Racing)

8) Dennis Hauger (MP Motorsport)

9) Ritomo Miyata (Rodin Motorsport)

10) Kimi Antonelli (Prema Racing)

11) Joshua Duerksen (PHX AIM Racing)

12) Rafael Villagómez (Van Amersfoort Racing)

13) Roman Stanek (Trident Team)

14) Richard Verschoor (Trident Team)

15) Oliver Bearman (Prema Racing)

16) Taylor Barnard (PHM AIX Racing)

DNF – Victor Martins (ART Grand Prix)

DNF – Amaury Cordeel (Hitech Grand Prix)

DNF – Jak Crawford (Dams Lucas Oil)

DNF – Juan Manuel Correa (Dams Lucas Oil)

DNF – Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort Racing)

DNF – Isack Hadjar (Campos Racing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *