Brasil Seleção Brasileira Inglaterra
Futebol Seleção Brasileira

Brasil surpreende e vence Inglaterra com gol de Endrick

Em amistoso internacional disputado neste sábado (23), o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 no Wembley graças à estrela de Endrick. O prodígio do Palmeiras deixou o banco de reservas para marcar o gol que garantiu a vitória na estreia de Dorival Júnior.

Brasil teve bom compartamento com Dorival Júnior

Na estreia de Dorival Júnior, a Seleção Brasileira apostou em uma convocação cheia de novos nomes com Rafael e Pablo Maia (São Paulo), Murilo (Palmeiras), Beraldo (PSG), Wendell (Porto), Andreas Pereira (Fulham), João Gomes (Wolverhampton) e Savinho (Girona) ganhando suas primeiras oportunidades em uma convocação.

Para o duelo diante da Inglaterra, o Brasil promoveu as estreias de Bento, Fabrício Bruno, Beraldo, Wendell e João Gomes, pois  Gabriel Magalhães, Marquinhos, Casemiro, Gabriel Martinelli e Neymar precisaram ficar de fora por conta de lesões. Enquanto iso, a Inglaterra precisou lidar com os desfalques de Harry Kane e Bukayo Saka.

A Inglaterra começou o jogo tentando se impor diante da Seleção Brasileira com marcação adiantada e pressão em cima do jogador com a bola, deixando poucos espaços para a movimentação dos comandados de Dorival Júnior. Logo aos 4′, em chance de bola parada, Phil Foden cobrou falta com enorme perigo e a bola passou perto da segunda trave.

Aos poucos, o Brasil começou a trocar mais passes diante de uma Inglaterra mais recuada no bloco intermediário e achou soluções para incomodar. Aos 12′, Paquetá lançou Vinícius Júnior, que saiu bem na frente da zaga e cortou Pickford para chutar sem muita força, fazendo Kyle Walker cortar em cima da linha.

Na sequência, Raphinha fez ótimo lançamento para o meio e Rodrygo aplicou um corta-luz deixando na medida com Vinícius Júnior, mas Walker fez o corte e apareceu bem novamente. Logo na sequência, Paquetá roubou a bola de Foden e serviu para Rodrygo finalizar com enorme perigo.

Sem mais a presença do machucado Kyle Walker, o Brasil começou a pressionar mais e teve as melhores oportunidades de gol na sequência do primeiro tempo. Aos 35 minutos, após uma grande troca de passes, Lucas Paquetá aproveitou sobra e acertou a trave ao tirar o lance do goleiro Pickford, que ficou sem chances de defesa.

Mas a principal chance de gol veio aos 42 minutos, com uma falha bizarra do contestado Harry Maguire. O zagueiro do Manchester United tentou devolver a bola “na fogueira” para Pickford e acabou deixando na medida para Raphinha vencer o duelo e chutar cruzado, mas a bola passou ao lado da trave direita.

Endrick evitou o empate de forma predestinada

No segundo tempo, tivemos um queda no rendimento e ambas equipes através de maior cadência da posse de bola e menor intensidade sem muito perigo de gol. Aos 5′, em uma rara oportunidade, Declan Rice cobrou falta na segunda trave e Gordon finalizou de primeira, mas Bento espalmou no reflexo.

A etapa complementar ganhou maior ritmo apenas quando os dois técnicos fizeram alterações em suas seleções, com a Seleção Brasileira se beneficiando mais. Aos 28 minutos, Raphinha encontrou espaço para acelerar pelo campo e cortou Stones para bater de canhota, mas Gomez bloqueou a finalização e evitou maior perigo de gol.

Na reta final do segundo tempo, o Brasil começou a apertar mais as saídas da Inglaterra, que não demonstrou ímpeto suficiente para subir a intensidade, favorecendo um contra-ataque fatal e decisivo aos 35 minutos com um jovem que está fazendo história no futebol brasileiro antes mesmo de completar 18 anos.

Aos 35 minutos do segundo tempo, Andreas Pereira deu um tapa para Vinícius Júnior partir em velocidade e superar a marcação. O chute na grande área saiu atrapalhado pela marcação, mas Pickford espalmou e a bola acabou sobrando para o predestinado Endrick concluir e garantir a merecida vitória da Seleção Brasileira em Wembley.

A Inglaterra tentou subir a intensidade nos minutos finais, mas Dorival Júnior não viu sua seleção sofrer risco de gol até o apito final, que encerrou invencibilidade de 10 jogos da Inglaterra (desde as quartas de final da Copa do Mundo 2022).

Inglaterra 0-1 Brasil

Imagem: CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *