Bahia
Futebol Copa do Brasil

Em jogo movimentando, Bahia vence o Criciúma

Na noite desta terça-feira, 30, Bahia e Criciúma se enfrentaram na terceira rodada da Copa do Brasil.

Análise

Bahia e Criciúma protagonizaram um duelo extremamente divertido e muito, muito movimentado. A impressão que a partida passou durante todos os 90 minutos foi de pura emoção.

 

O jogo foi aberto durante os dois tempos, com as duas equipes criando bastante no ataque – mesmo com a postura defensiva do Criciúma. Os visitantes viram o Bahia ter o domínio de quase todo o jogo, mas isso não significou que o Criciúma ficou só atrás.

A defesa foi o foco do time de Santa Catarina, mas a equipe sabia muito bem usar rápidos contra-ataques para pegar a defesa do adversário aberta – o que aconteceu bastante.

Do outro lado, o Bahia fez o seu jogo, de muita posse de bola e passes trocados próximos a área do adversário. A equipe criou diversas chances, porém pecava no momento de finalizar ao gol.

A verdade é que o confronto entre Bahia e Criciúma poderia ter tido muitos gols, por conta da atuação dos times em campo. Mas analisando só a equipe que mandou em campo, o Bahia ficou no “prejuízo” ao vencer apenas por um gol. E isso se deu graças ao goleiro Gustavo.

O camisa 1 do Criciúma até participou do jogo no primeiro tempo, mas foi na segunda etapa em que o goleiro brilhou. Gustavo fez no mínimo duas grandes defesas nos 45 minutos finais.

Apesar disso, o Bahia não se segurou após abrir o placar, enquanto o Criciúma cresceu em campo com a entrada de alguns jogadores na segunda etapa. Mesmo assim, o placar se manteve até o fim – o que foi ruim para os dois lados.

No primeiro confronto na história entre as duas equipes pela Copa do Brasil, o Bahia foi capaz de manter a sua invencibilidade na Fonte Nova contra o Criciúma – o time nordestino nunca perdeu para a equipe de Santa Catarina em sua casa.

O placar foi mínimo – ruim para o Bahia -, mas as duas equipes voltam a se enfrentar no dia 23 na casa do Criciúma, que volta derrotado para o Sul, porém mantém suas esperanças de classificação.

Thaciano, responsável pelo gol do Bahia contra o Criciúma (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)
Thaciano, responsável pelo gol do Bahia contra o Criciúma (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

O jogo

Depois de muitas chances criadas – apesar de nenhuma levar real perigo ao gol de Gustavo -, os donos da casa quase abriram o placar aos 27′. Everton Ribeiro iniciou rápido ataque, e o ex-Flamengo foi avançando em campo até a entrada da grande área. Com espaço, o meio-campista finalizou rasteiro, mas o chute passou perto da trave do goleiro do Criciúma.

Após o intervalo, o jogo voltou no mesmo ritmo. Diferente do primeiro tempo, porém, o time finalmente conseguiu aproveitar uma chance criada no ataque. Aos 10′, Tassiano, livre na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para o gol após cruzamento perfeito.

Aos 34′, uma jogada que começou toda errada para o Bahia, mas acabou se transformando em um quase gol. A defesa dos mandantes estava se complicando com toques em sua própria área, então Ademir dominou e disparou com toda a velocidade. O camisa 7 avançou o campo inteiro, invadiu a grande área e cortou para o meio. Ademir finalizou bem, mas Gustavo foi muito melhor e evitou o gol com o pé.

O goleiro do Criciúma estava atrapalhando a noite do Bahia. Aos 40’, Carlo de Pena chutou de fora da área, a finalização foi desviada e acabou indo para o outro lado; Mesmo assim, Gustavo se recuperou no lance e impediu o que seria o segundo gol do jogo.

Os dois times fizeram mudanças em seus elencos na reta final do segundo tempo. O Bahia diminuiu muito o ritmo com a saída de seus principais jogadores, enquanto o Criciúma cresceu em campo. No entanto, o placar se manteve até o fim.

Fim de jogo: Bahia 1 x 0 Criciúma

(Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *