Sevilla La liga
Futebol La Liga

La Liga: Lateral do Sevilla é alvo de racismo pela torcida do Getafe

Neste sábado (30) tivemos a denúncia de mais um caso envolvendo racismo na temporada 2023/24 de La Liga. Desta vez, o lateral-esquerdo Marcos Acuña disse que recebeu insultos racistas por parte de torcedores do Getafe durante o confronto entre as duas equipes, válido pela 30ª rodada de La Liga.

O árbitro Iglesias Villanueva registrou em súmula que o lateral ouviu gritos de “macaco” por parte da torcida do Getafe durante aos 23 minutos do segundo tempo. O árbitro reportou a situação ao delegado da partida, que acionou o protocolo anti-racista de La Liga, aprimorado na atual temporada após as situações envolvendo Vinícius Júnior.

Jogo paralisado no segundo tempo

Com os gritos e o relato do árbitro, a partida ficou paralisado por cerca de 10 minutos enquanto o sistema de som do Estádio Coliseum Alfonso Pérez fazia um comunicado aos torcedores. Caso houvesse uma uma manifestação racista, a partida de La Liga seria finalizada de forma imediata. No entanto, nenhuma partida de La Liga foi abandonada na atual temproada por conta desta situação.

Em declaração pós-jogo, o técnico do Getafe, José Bordalás, deu apoio para o jogador adversário e condenou a atitude da torcida no estádio: “Se o árbitro e Acuña ouviram os gritos, então foi assim que aconteceu. Somos contra qualquer cântico racista, em qualquer cenário. Mesmo que tenha sido proferido por uma minoria, precisamos parar com isso”

Racismo em La Liga: uma triste realidade

O futebol espanhol sofre desde a última temporada com manifestações racistas de torcedores de diversas equipes envolvendo principalmente o brasileiro Vinícius Júnior. Em recente entrevista coletiva pela Seleção Brasileira, o centroavante do Real Madrid desabafou sobre o cotidiano que vive em La Liga.

“É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar. Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo.”

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *