Inter de Milão Napoli
Futebol Serie A

Lautaro decide no final, Inter vence Napoli e se torna campeã da Supercopa de Itália

Nesta segunda (21), a Inter de Milão se consagrou tricampeã consecutiva da Supercopa da Itália em um clássico muito disputado contra o Napoli. O jogo que ocorreu em Riyhad na Árabia Saudita, contou com um estádio lotado diferentemente das semifinais do torneio, que não tiveram bons públicos, em um ótimo jogo digno de final.

Em um primeiro tempo bastante físico as duas equipes não tiveram muitas chances de gol, com destaque para um chute de fora da área do lateral Dimarco que só não entrou por conta de um desvio Napolitano aos 13 minutos, com domínio da Inter no primeiro tempo porém com poucas chances de gol, já no Segundo tempo os dois times pareciam bastante nervosos e o juiz não economizou nos cartões, então aos 60 minutos em um pisão de Simeone em Acerbi, o atacante foi expulso e a Inter com um jogador a mais soube dominar o jogo, tirar qualquer chance Napolitana.

Com muitos cruzamentos e escanteios a defesa do Napoli não suportou a pressão e em uma grande jogada nos acréscimos de Alexis Sanchéz, Lautaro Martínez capitão e estrela do time marcou um belo gol para dar o tricampeonato seguido da Supercopa da Itália para os Nerazzurri, fato que não acontecia desde 1993, quando o Milan foi tri-campeão. Agora Simeone Inzaghi se isola como o maior Campeão da Supercopa da Itália com 5 conquistas.

A Supercopa da Itália adotou um sistema que está se tornando padrão em muitas ligas europeias, buscando uma internalização levando os seus jogos para outro país e aumentando o torneio, em vez do tradicional jogo único entre o Campeão da Liga e o Campeão da Liga, a Supercopa Italiana assim como a LaLiga, levando os Campeões Napoli e Inter e os dois Vices Lazio e Fiorentina, para realizar semifinais, e então a grande final. Napoli e Inter conquistaram a vaga para a Final com jogos distintos porém com o mesmo resultado 3 a 0.

Primeiro Tempo de Final Clássico

Normalmente Finais únicas são bastantes disputadas e nem sempre apresentam o melhor futebol, e foi exatamente assim que se desenhou o primeiro tempo do jogo entre Napoli e Inter, dois times buscando ter a posse de bola e marcando a saída de bola adversária.

Nos primeiros 10 minutos de jogo para a surpresa de algumas previsões o Napoli que nesta temporada opta por ter mais consistência defensiva e não apresenta tanto perigo ofensivo, começou o jogo tentando ter maior posse de bola, e quando perdia pressionava a defesa da Inter, tirando o espaço do meio de campo nerazzurri, pressionando principalmente Çallanoglu.

Essa pressão Napolitana só foi ceder aos 13 minutos, momento que tivemos a primeira grande chance do jogo e o melhor lance do primeiro tempo, em um rebote de cruzamento da Inter o lateral Di Marco realizou um grande chute de fora da área que só não entrou no gol do goleiro Gollini pois houve um desvio da defesa, a bola saiu ao lado da trave esquerda.

A Internazionale que até então não impunha o seu ritmo parece que acordou junto com o chute de Dimarco, tomando o controle do jogo até o final do primeiro tempo, a Inter subiu sua marcação e dominou as ações no primeiro tempo, tentando alguns cruzamentos porém sem levar perigoso a defesa napolitana.

Até que aos 37 minutos em uma bola enfiada no meio de campo de Dimarco, Marcus Thuram recebeu no lado esquerdo do campo e levou até próximo ao gol cruzando para um isolado Lautaro Martinez na pequena área que marcou o gol, porém o bandeirinha acabou assinalando o impedimento e marcando o impedimento de Thuram que estava a frente quando recebeu o passe. E foi assim que chegamos ao fim de um primeiro tempo muito disputado porém pouco sem muito perigos para os goleiros Gollini e Sommer que não foram tão acionados na primeira etapa.

A Expulsão que mudou o Jogo

O segundo tempo começou parecido com o primeiro tempo, bastante disputado, aos 50 minutos o Napoli teve a sua grande chance do jogo em um contra ataque que começou com uma bola roubada por Lobotka, acabou em um perigoso chute de Kvaratskhelia que exigiu de Sommer uma bela defesa.

O jogo começou a ficar mais faltoso e o juiz começou a perder o controle do jogo, em 10 minutos ele já havia aplicado 4 cartões amarelos no segundo, os amarelados foram Zerbin aos 46 e Giovanni Simeone aos 55 do Napoli, De Vrij aos 47 e Barella também aos 55.

O técnico do Napoli, Walter Mazzari, percebendo que a Inter novamente tomaria o controle do jogo aos 58, optou por substituir Alessio Zerbin, que havia marcado 2 gols na semifinal contra a Fiorentina, para a entrada do zagueiro Leo Ostigard, porém a estratégia não teve tempo de se concretizar.

Então aos 60 minutos, no meio de campo aconteceu o lance que mudou o jogo,  o Atacante Giovanni Simeone, filho do famoso técnico Diego Simeone, pisou no pé do zagueiro Acerbi, o juiz imediatamente marcou a falta e aplicou o segundo cartão amarelo, expulsando o atacante.

Lautaro Marca no final do jogo e dá titulo a Inter

Após a Expulsão e com muitos desfalques, o Napoli só tinha uma opção se defender da melhor forma possível, com um jogador a menos o time perdeu a sua referência no ataque e teve que jogar a base de poucos contra-ataques, a Inter de Milão então foi ao ataque, tirando os amarelados De Vrij e Barella e colocando o meia Fratessi e o lateral brasileiro Carlos Augusto.

A Inter foi ao ataque e dominou o restante do jogo, com muitos cruzamentos e muitas chances, o Napoli recuou em 2 linhas de defesas, rapidamente tirou os seus destaques Kvaratskhelia e Politano, entrando os meias Lindstrøm e Gaetano para dar um último gás de esperança Napolitana. A Inter merecidamente foi melhor que o Napoli e com o domínio do jogo não tinha outra alternativa a não ser buscar o gol, colocou em campo os atacantes Arnautović e Alexis Sánchez.

O jogo então virou um Ataque e Defesa, com muitos escanteios e pressão da Inter a defesa do Napoli somente se segurava até que Lautaro Martínez teve uma grande chance aos 89, quando sobrou de frente contra o goleiro Gollini que fez uma espetacular defesa, porém apenas 2 minutos depois em uma grande jogado de Alexis Sanchez que levou a bola para linha de fundo na direita do campo e cruzou rasteiro para o Capitão da Inter, Lautaro, finalizar no meio do gol sem chances de defesa desta vez marcando um belíssimo gol dando assim o Título a Inter de Milão.

FT: Napoli 0 x 1 Inter de Milão

90+1 – Lautaro Martínez

Análise Final

Tivemos em Riyadh na Árabia Saudita a tão esperada Supercopa da Itália, um clássico italiano como todos gostamos de assistir, muito físico, bastante disputado, com as duas equipes querendo esse título tão importante. No primeiro tempo muito equilíbrio com uma leve vantagem a Inter porém sem tantas chances assim, e assim também foi o começo do segundo tempo, até que em uma falta infantil de Simeone ele foi expulso e mudou todo o jogo.

Com um jogador a mais a Inter só pressionou e empurrou o Napoli para trás buscando sempre cruzamentos na área Napolitana, contou com ótimas mexidas do seu técnico Simone Inzaghi que teve uma leitura perfeita do jogo, ao tirar jogadores pendurados e dar peças ofensivas ao time, podemos dizer que a Inter buscou e encontrou merecidamente um gol de seu Capitão e estrela do time Lautaro Martínez, que mais uma vez sai como herói do título.

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *