Lewis Hamilton
Automobilismo Fórmula 1

Lewis Hamilton não poderá levar pessoas de confiança para Ferrari, devido atual contrato com a Mercedes

Lewis Hamilton será piloto Ferrari a partir de 2025. A união entre um dos maiores pilotos de todos os tempos com a maior escuderia da história da Fórmula 1 é um grande acontecimento que balança as estruturas da categoria. Porém, segundo o site ‘Motorsport.com’, Lewis não poderá levar pessoas de sua confiança para a Ferrari devido a uma cláusula de seu contrato com a F1.

A mudança de Lewis Hamilton para Ferrari abriu espaço para especulações de que o inglês levaria pessoas de confiança da Mercedes, como o engenheiro Pete ‘Bono’ Bonnington para a Itália, como ocorreu no passado quando outros pilotos de grande nome trocaram de equipe; como em 1996, quando Michael Schumacher era Benetton e foi para Ferrari, levando nomes de importância da equipe.

Segundo a apuração do site ‘Motorsport.com’, tal mudança não poderá ocorrer na ida de Lewis Hamilton para a Ferrari; onde no último contrato do inglês assinado com a Mercedes, em 2023, uma cláusula de “não solicitação” foi incluída para que evitasse essa situação de alguém de importância da equipe fosse levado por Lewis para sua nova escuderia.

Cláusulas de “não solicitação” são comuns em grandes contratos. Estas cláusulas servem para proteger as equipes para que elas não percam membros importantes de suas equipes, se um grande piloto deixar a equipe e tentar atrair outras pessoas para o seu time. Está cláusula está longe de ser algo raro na F1, principalmente em caso de grandes administrações.

Com isso, Lewis Hamilton poderá tentar levar qualquer outro membro de equipes para a Ferrari, exceto alguém da Mercedes. Vale lembrar que a Ferrari deu carta branca para o piloto trazer quem ele quisesse para a escuderia italiana.

Lewis Hamilton, Mercedes, Ferrari (Foto: Icon Sport)
Lewis Hamilton, Mercedes, Ferrari (Foto: Icon Sport)

Lewis Hamilton e Pete Bonnington

O engenheiro de corrida Pete Bonnington seria o favorito a ser levado por Hamilton para a Ferrari. Bonnington criou uma grande parceria com Lewis nesses anos de Mercedes e poderia caminhar com o heptacampeão do mundo para Itália, caso não houvesse a cláusula de não solicitação.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, falou que procurou Bonnington para conversar sobre o futuro recentemente e admitiu que irá chamar o engenheiro para conversar em breve: “Acho que esta é uma discussão que todos precisam ter nos próximos meses”, falou Wolff.

“E, por mais que eu tenha conversado com o Bono já, quando contei a ele [sobre a mudança de Hamilton], ele disse, ‘É primeiro de abril?’ Isso é algo que discutiremos no futuro”.

Mercedes e a temporada de 2024

A Mercedes viverá a última temporada de Lewis Hamilton na equipe alemã, neste ano. Ainda sem saber quem substituirá Hamilton em 2025, a equipe de Toto Wolff tem data marcada para apresentar seu carro no dia 14 de fevereiro, na próxima quarta-feira, 14.

Aqui no Playmaker Brasil, já discutimos alguns nomes que poderão correr pela Mercedes no ano que vem. Porém, a verdade é que o nome do novo piloto só deve ser anunciado lá para o segundo semestre. A temporada da F1 está marcada para o mês de março, e o Grande Prêmio do Bahrein irá mais uma vez abrir o ano da categoria.

(Foto: Sports Illustrated)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *