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Automobilismo

Áustria e Catar podem sair do calendário da F1 por problemas com limites de pista, diz FIA

(por Mattheus Prudente) Os limites de pista foram uma questão novamente durante o GP do Catar, neste final de semana, já que vários pilotos tiveram voltas deletadas e sofreram punições por conta dos limites. Isso instigou a ira do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que afirmou que essas situações são “inaceitáveis”, e ameaçou retirar pistas do calendário se isso continuasse. Em especial, o presidente citou as pistas na Áustria e no Catar, onde esses problemas foram mais evidentes, sendo enfático em sua fala: “Você está absolutamente certo sobre isso (problemas com limites de pista), tivemos o mesmo problema na Áustria, foram 1.200 infrações lá. E devo dizer que parabéns aos comissários porque eles perceberam. Mas essa é a solução? Não. A solução é melhorar a pista em si. Sei que alguns são resistentes a isso, mas para falar a verdade, se não o fizerem, não há corrida. Simples assim. Não podemos mais ter isso,” afirmou Ben Sulayem. Ben Sulayem acredita que esse problema pode ser resolvido com tecnologia, mas afirma que a FIA precisa de mais recursos, citando cerca de US$ 20 bilhões. O presidente também cobrou a Fórmula 1 para que os seus investimentos sejam maiores nesse caso: “O uso da tecnologia deveria existir. Está sendo usado em muitas áreas, mas a FIA precisa de mais recursos para investir no esporte. Não estou me escondendo aqui: precisamos de mais recursos. Quero dizer, é uma operação de US$ 20 bilhões aqui e não podemos executá-la com poucos recursos. Nosso acordo tem que ser melhor. É preciso lembrar uma coisa: somos donos do campeonato. Eu represento o proprietário e nós o alugamos. Nossa missão é diferente da Liberty, mas estamos no mesmo barco. Não deveríamos assumir esta grande responsabilidade com poucos recursos. Somos transparentes. É isso que custa. As pessoas estão se gabando de quanto vale cada equipe de F1, mas a FIA deveria ser livre e ter os recursos para administrá-la da melhor maneira. Cada vez que somos melhores, tornamos as equipes melhores e o esporte melhor,” afirmou Ben Sulayem. Fiasco no Catar O abuso dos limites de pista no Catar, juntamente com a zebra mal desenhada da curva 18 do circuito de Losail, fez com que a Pirelli encontrasse rasgos nos pneus que ameaçavam a segurança dos pilotos. Esse foi um dos motivos para o limite de 18 voltas para os pneus no Catar, que começou uma reação em cadeia, acabando com pilotos passando mal por conta da exigência física extrema. Ben Sulayem acredita que uma solução é modificar as zebras, dizendo que ninguém pode parar os pilotos além deles mesmos: “Temos que trabalhar numa solução. Uma das soluções é torná-lo escorregadio quando eles passarem dos limites. Ninguém pode parar os pilotos, exceto os próprios pilotos. Podemos pensar na altura [das zebras]. Isso danifica os carros? Ou talvez haja a possibilidade de colocar cascalho, mas com cascalho temos que ter muito cuidado. Qual a profundidade do cascalho? Porque você não quer que ninguém fique preso. E qual o tamanho do cascalho? Porque você não quer que o carro seja danificado. É um equilíbrio. Mas acredito que agora não é uma questão de: ‘ah, vamos fazer isso?’ Temos que fazer isso. E temos que ouvir principalmente os pilotos, o feedback deles. Terei de fazê-lo com urgência porque tem de ser implementado no próximo ano. Não podemos permitir-nos [que continue], especialmente onde vemos isso o tempo todo,” completou Ben Sulayem. 

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