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Automobilismo

Confira quais foram os cinco piores carros que já venceram um grande prêmio de Fórmula 1

(por Rafael Lima)Normalmente as melhores equipes de Fórmula 1 acabam conquistando as vitórias. O bom trabalho dos melhores times é refletido na pista, porém, em alguns raros momentos, alguns resultados totalmente improváveis acontecem.Sendo assim, resolvemos listar os cinco piores carros a conseguirem uma vitória na Fórmula 1. Confira. 5ºLugar – Toro Rosso STR3, com a vitória de Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália de 2008.Num campeonato totalmente dominado por McLaren e Ferrari, uma Toro Rosso vencer um grande prêmio era algo totalmente improvável. Entretanto, a qualidade de Sebastian Vettel era um fator a se colocar na balança.No GP de Monza, com condições úmidas, Vettel cravou a pole position e, mesmo sendo atacado, o alemão liderou de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória da F1, sendo o triunfo inaugural da equipe também, que depois disso, ficou mais de uma década sem ter um piloto no pódio.4º Lugar – Shadow DN8, com a vitória de Alan Jones no GP da Áustria de 1977A Shadow era uma das equipes fracas da temporada de 1977 da Fórmula 1, porém, o talento de Alan Jones era capaz de proezas, como a que aconteceu em Osterreichring. O australiano largou 14º naquele GP da Áustria, porém, com a pista molhada, contando com estratégias erradas de adversários, Jones foi ultrapassando um a um que estava em sua frente.Na volta 16, Alan já era o segundo colocado, atrás do campeão mundial da época, James Hunt, com sua excelente McLaren. Porém, a 11 voltas do fim, o carro de Hunt deixou o britânico na mão, e Jones ainda contou com a quebra da Lotus de Gunnar Nilsson, que estava atacando ferozmente a Shadow dele. No final, apenas 20 segundos a frente de Nick Lauda, da Ferrari, Alan Jones recebeu a improvável bandeira quadriculada.3º lugar – Tyrrell 011B, com a vitória de Michele Alboreto, no GP dos Estados Unidos de 1983Com um motor Ford Cosworth, normalmente aspirado, enfrentando os turbos da época, as chances da Tyrrell vencer um grande prêmio eram praticamente nulas. Porém, em pistas de rua, como Detroit, a vantagem dos motores turbo diminuía, o que poderia ser enxergado como oportunidade pelos adversários mais fracos.Naquele GP de Detroit, Alboreto largou em sexto, mas rapidamente assumiu a quarta colocação. Entretanto, o piloto da Tyrrell foi superado pela Williams de Keke Rosberg, mas logo reassumiu o quarto posto passando a Alfa Romeo de Andrea de Cesaris. Parecia então que este seria o lugar do italiano até o fim, mas uma parada ruim de Rosberg e o abandono de Rene Arnoux com sua Ferrari, fizeram Alboreto herdar o segundo lugar, só que ainda muito longe do líder Nelson Piquet.Só que o dia era de Alboreto e da Tyrrell, já que faltando 10 voltas para o fim, o pneu da Brabham do brasileiro furou, fazendo o italiano cruzar a bandeira quadriculada em primeiro lugar, naquela que foi a última vitória da lendária equipe Tyrrell em sua história, sendo a primeira e única naquele campeonato.2º Lugar – Ligier JS43, com a vitória de Olivier Panis, no GP de Mônaco de 1996O GP de Mônaco em sua história já reservou alguns momentos espetaculares e vitórias de carros que não eram favoritos, porém, a mais notável dessas aconteceu em 1996.Olivier Panis largou em 14º com sua Ligier, ficando mais de dois segundos atrás a pole-position de Michael Schumacher dirigindo uma Ferrari. Eis que a chuva acabou tirando os adversário da frente do francês. Só que Panis também foi agressivo, como no ataque à Ferrari de Eddie Irvine.Com todo mundo com pneus slick, Panis surpreendentemente já era o terceiro colocado, feito para se comemorar muito se terminasse assim. Só que o melhor para a Ligier estava por vir quando o motor da Williams de Damon Hill, que liderava com muita folga, explodiu, deixando Jean Alesi na liderança. Só que o francês da Benneton foi obrigado a abandonar o GP com problemas na suspensão, deixando o primeiro lugar de mão beijada para Olivier Panis, que teve que segurar a McLaren de David Coulthard, para receber a bandeira quadriculada numa prova que terminou por tempo e não pelas voltas.Essa foi a única vitória da carreira de Panis e a última na história da Ligier.1º Lugar – Jordan EJ13, com a vitória de Giancarlo Fisichella, no GP do Brasil de 2003Em 2003, a Jordan era o segundo pior carro do grid, superando apenas a Minardi. Sem dinheiro e com um antigo motor Ford Cosworth, era possível dizer que com esse carro o piloto não tinha nenhuma possibilidade de subir no pódio, muito menos vencer uma corrida. Mas não é que as vezes o impossível acontece?Embaixo de muita chuva em Interlagos, Giancarlo Fisichella foi chamado rapidamente para colocar combustível, o que o deixou em 18º, na frente apenas de seu companheiro de equipe, Ralph Firman. Porém, muitos carros começaram a rodar e bater, num GP que não tinha a menor condição de ser disputado. Com isso, Fisichella foi ganhando posições.Na volta 54 foi a vez de Kimi Raikkonen, da McLaren errar, permitindo a passagem da Jordan do italiano. Até que Mark Webber bateu e os destroços da sua Jaguar acabaram tirando Fernando Alonso e sua Renault da corrida também, entretanto, para completar o caos, o carro de Fisichella pegou fogo após isso, o que poderia ter dado a vitória para Raikkonen, contudo, após revisão dos diretores de prova em relação ao momento da bandeira vermelha, Giancarlo e sua Jordan venceram o caótico grande prêmio de Interlagos de 2003.Durante toda a temporada, Fisichella conseguiu, além desta vitória, apenas um sétimo lugar, o que demonstra o tamanho da dificuldade que a Jordan tinha nas corridas daquele ano.

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