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Automobilismo

Tendência? Pelo terceiro grande prêmio seguido, FIA faz alterações consideráveis em zonas de DRS

(por Wilson Machado)Assim como nos Grande Prêmio do Azerbaijão e da Australia, o GP de Miami sofreu alterações em duas de três das suas zonas de DRS, continuando o planejamento de tentar diminuir a influência do DRS nas corridas, que segundo os estudos, não tiveram a redução no impacto que se era esperado com a introdução do efeito solo.As alterações são nas Zonas 1 e 2, que são as maiores do circuito. Ambas serão diminuídas em 75m com relação a 2022.A alteração em ambas é dada no mesmo ponto, que seria o início delas, sendo a primeira  iniciando após a curva 9, e não no meio, e a segunda trazendo o ponto de abertura para 525m após a curva 16, diferente dos 450m do ano passado.Além das dificuldades de velocidade final, as alterações nas zonas de DRS também trarão uma dificuldade a mais nas ultrapassagens, pois assim como em Baku, a aproximação dos carros vai ser muito mais dependente do vácuo, dificultando as ultrapassagens em meio e final de reta, como foi mencionado no ACERVO TÉCNICO dessa semana.Lewis Hamilton, após ficar sabendo da notícia declarou: “Ainda não sei porque estão encurtando algumas zonas de DRS, sempre tivemos ótimas corridas com ele presente, e agora em alguns momentos quando acionamos o dispositivo pode já ser tarde de mais para manter um ataque”.Lando Norris por sua vez, falou que na reunião dos pilotos com os comissários antes de cada etapa, todos foram unanimes ao citar “As alterações não fazem sentido”.O que pode ajudar a manter ou aumentar o número de 52 ultrapassagens do ano passado para esse ano, foram as sutis alterações de traçado e recapeamento do circuito.O recapeamento foi completo, sendo o que vai trazer ainda mais aderência dos pneus, porém, pode ocasionar um nível de desgaste maior e então os pilotos e engenheiros serão mais exigidos nas questões de estratégias e estilos de pilotagem.Por sua vez, as alterações de traçado se dão em algumas curvas, sendo nas 1, 4, 7 e 11 um realinhamento das barreiras para ceder mais espaço caso haja algum erro, um aprimoramento nos muros das curvas 13 e 14 e também uma ligeira mudança de layout na 15, mudando um pouco seu alinhamento para contribuir na retomada para a entrada da 16.Sendo essa a segunda vez em que os pilotos vão correr em Miami, essas alterações vão aumentar ainda mais o ar de imprevisibilidade da prova desse final de semana.

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