Heat
Basquete NBA

Opinião – Heat sem Butler tem chances de superar os Celtics nesta série?

O Miami Heat visitou o Boston Celtics neste domingo (21), para o início da série da primeira rodada dos playoffs da NBA, onde os donos da casa, não deram nem chances para os visitantes. Com um espanco tremendo, os celtas conseguiram dominar e confirmar o seu favoritismo sobre o atual campeão da Conferência Leste.

O resultado não é surpreendente, principalmente pelo nível apresentado pelas duas equipes na atual temporada, ainda mais com o Heat sem ter Jimmy Butler, peça que foi vital na campanha passada. Porém, um ponto interessante de ser notado é que, mesmo com o camisa 22, a situação já seria complicada para a equipe de South Beach, por conta da offseason exemplar de Brad Stevens.

Com Kristaps Porzingis e Jrue Holiday se juntando a Derrick White, Jayson Tatum e Jaylen Brown, é possível dizer que o GM dos Celtics resolveu jogar no modo easy, com um quinteto titular deste calibre. Por mais que o Heat seja conhecido por trabalhar bem como “underdog”, é bem difícil imaginar um cenário favorável para o seed 8 da Conferência Leste.

Celtics x Heat

O primeiro jogo desta série apresentou alguns pontos bem expressivos de ambos os lados, que podem ser ajustados nos próximos confrontos. Sem ter peças do mesmo calibre, Erik Spoelstra terá a possibilidade de olhar com mais carinho para as bolas triplas da equipe de Joe Mazzula, ponto que acabou quebrando o ritmo dos visitantes com bastante potência, principalmente com Sam Hauser.

A marcação dentro do garrafão do Heat parecia ter qualidade, ainda mais quando Nikola Jovic e Bam Adebayo tentavam segurar as pontas como PF e C. Entretanto, assim como ganhava em altura, perdia em velocidade, estando na necessidade de trocar marcações para não se perder em meio aos diversos passes, até chegar no chutador do perímetro.

Os números gritaram essas informações no primeiro tempo, onde todas as bolas triplas dos Celtics teriam surgindo de uma assistências, mostrando que a defesa da equipe de South Beach tinha qualidade, mas os donos da casa sabiam o que fazer para contornar esse ponto.

Jaime Jaquez Jr foi um dos principais destaques do Heat nesta partida, nem parecendo que estava performando em seu primeiro playoffs da carreira, porém, por outro lado, Tyler Herro e Caleb Martin decepcionaram muito, ainda mais depois de já terem mostrado em outros momentos, que não capazes de chamar a responsabilidade dentro de quadra.

O camisa 14 estava querendo construir uma casa junto com Caleb, porque só tinha tijolo no armazém dos dois, tornando a vida de Bam impossível. A intenção de Adebayo nessa pós-temporada, é não ter tanto volume em seus arremessos, para se focar na defesa, entretanto, se o cara que precisaria resolver não está e a segunda opção não consegue impedir que a sua equipe fique 17 a 0 nos primeiros minutos, acaba obrigando o camisa 13 a fazer algo.

Já falei uma vez, a vida do Heat beira o impossível caso eles queiram passar pelos Celtics, mas sempre existe uma forma. Na temporada passada, o mental foi um ponto fatal para os celtas serem derrotados, porém, muito daquela série esteve nas mãos de Butler e Spoelstra, podendo ter chances de ser resolvida novamente, mas agora, com apenas o técnico.

Heat Herro
Foto: Troy Taormina-USA TODAY Sports / Reuters

 

Foto: JOHN CETRINOEFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *