raphael veiga supercopa 23. 1
Futebol

Supercopa: Raphael Veiga pode se tornar artilheiro geral do torneio

Decisivo. Frio. Fatal. Artilheiro. Tais características são típicas dos grandes centroavantes, mas no Palmeiras, um meia detém todos esses requisitos: Raphael Veiga. E quando a bola rolar no Mineirão, neste domingo (4), às 16h (de Brasília), pela final da Supercopa do Brasil, contra o São Paulo, o camisa 23 poderá marcar ainda mais seu nome na história do clube e do torneio.

Maior artilheiro do Verdão em finais em todos os tempos com 11 gols marcados, Veiga terá a chance não apenas de ampliar sua liderança no quesito como também de se tornar o goleador máximo da Supercopa do Brasil, que hoje tem Gabigol, do Flamengo, como principal artilheiro. Se depender do retrospecto do meia na competição, a marca tem tudo para ser alcançada.

Isso porque nas duas edições em que o Palmeiras participou da disputa entre o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil, o meia deixou sua marca em ambas as oportunidades. Não apenas uma ou duas, mas quatro vezes.

Brilho de Veiga não evita vice do Palmeiras

No vice-campeonato de 2021, para o Flamengo, foram de Raphael Veiga os dois gols palmeirenses no empate em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, mesmo após estar vencendo por 3 a 1 e ter tido duas vezes a chance do título, o Palmeiras perdeu por 6 a 5 (Veiga deixou o dele na disputa) e viu a taça ficar com o Rubro-Negro.

Raphael Veiga fez dois gols na final de 2021
Raphael Veiga fez dois gols na final de 2021 – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Dobradinha e taça em 2023

Já na final de 2023, novamente contra o Flamengo, o camisa 23 voltou a ser decisivo a favor do Verdão ao marcar dois gols mais uma vez em uma decisão, que somados aos outros dois anotados por Gabriel Menino, deram ao Palmeiras o título inédito na história do clube.

Raphael Veiga voltou a marcar duas vezes na final de 2023 - Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Raphael Veiga voltou a marcar duas vezes na final de 2023 – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Caça ao líder

Com quatro gols, Raphael Veiga só fica atrás de Gabigol na artilharia geral. O camisa 10 da Gávea lidera com cinco gols marcados, sendo um no título de 2020 sobre o Athletico Paranaense (3 a 0), um no de 2021 sobre o Palmeiras (2 a 2 – 6 a 5 nos pênaltis), um no vice de 2022 para o Atlético Mineiro (2 a 2 e 7 a 8 nos pênaltis) e dois no vice de 2023 para o Palmeiras (3 a 4).

Contudo, Gabigol disputou quatro edições do torneio, o dobro das participações de Veiga, que tem apenas duas. Tal fato dá ao ídolo palmeirense uma média de dois gols por jogo contra 1,25 gol por jogo do centroavante flamenguista.

Momento a favor e confiança

O ano de 2024 de Raphael Veiga começou de maneira artilheira. Dono de quatro gols em três jogos no ano (marcou em todos eles), o meia é o artilheiro do Paulistão na temporada. Tal fase dá ainda mais confiança para o jogador, que crê no título da Supercopa diante do São Paulo. Inclusive, o artilheiro palmeirense, através de um vídeo, convocou a torcida para apoiar o time na decisão de domingo, no Mineirão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *