mundial de clubes da fifa trofeu
Futebol Libertadores

Super Mundial: clubes campeões da Libertadores podem ser cabeças de chave do torneio

Os clubes brasileiros já classificados para o Mundial de Clubes de 2025Fluminense, Flamengo e Palmeiras – têm uma proposta interessante para a competição: sugerem que eles e o campeão da Libertadores deste ano sejam os cabeças de chave do torneio. Esta iniciativa foi formalizada através de um ofício enviado à Fifa pela Conmebol, conforme apurado pelo ‘Uol’ e confirmado pelo ge.

A ideia de ter os sul-americanos como cabeças de chave do Mundial partiu do Fluminense, com o apoio de Flamengo e Palmeiras, que se uniram na construção da petição. O consenso entre os clubes foi alcançado e o ofício foi entregue à Conmebol durante o sorteio dos grupos da Conmebol Libertadores 2024, na última segunda-feira. A entidade sul-americana irá apresentar a proposta à Fifa, e o tema será debatido em uma reunião marcada para maio.

O ofício foi entregue ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, pelo presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e pelo presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. O ofício propõe uma divisão dos potes da seguinte maneira: no Pote 1 estariam os campeões da Uefa Champions League e da Libertadores; no Pote 2, os campeões continentais da Ásia e África; no Pote 3, os clubes classificados pelo ranking da Uefa; e no Pote 4, os campeões da Concacaf, o clube do país sede e os classificados pelo ranking da Conmebol e da OFC.

O Mundial de Clubes estendido foi anunciado pela Fifa em 2019, com a primeira edição programada para 2021, contando com 24 clubes. No entanto, a pandemia da Covid-19 adiou o projeto, mantendo o formato inicial apenas com os campeões continentais nos anos seguintes. No formato original, a competição contaria com 12 clubes europeus, seis sul-americanos, e os demais representantes dos demais continentes.

Os clubes classificados para o Super Mundial até agora

Até o momento, os clubes classificados para o Mundial de Clubes de 2025 incluem representantes de diversas regiões. Na América do Sul, três vagas já estão preenchidas, com o Palmeiras, Flamengo e Fluminense, respectivos campeões da Libertadores nos anos de 2021, 2022 e 2023. Da Europa, foram confirmadas doze vagas, com equipes como Chelsea, Real Madrid, Manchester City e Bayern, entre outros.

Monterrey e León, do México, e Seattle Sounders, dos Estados Unidos, já garantiram suas vagas representando as Américas do Norte e Central. No continente africano, Al-Ahly, do Egito, e Wydad Casablanca, do Marrocos, são os primeiros classificados. Da Ásia, destacam-se Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Urawa Red Diamonds, do Japão, enquanto Auckland City, da Nova Zelândia, conquistou a vaga representando a Oceania.

(Foto: Divulgação/FIFA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *