uefa superliga europeia
Futebol

Superliga Europeia apresenta novos torneios com 64 clubes e três divisões

Planos renovados para uma polêmica Superliga Europeia foram anunciados nesta quinta-feira (21) depois que um tribunal superior na Europa decidiu que proibir clubes de ingressar em uma liga separatista era ilegal.

A nova proposta é um sistema de liga que incluiria 64 clubes masculinos e 32 clubes femininos. Os planos para um novo formato ESL rivalizariam com os torneios atuais da Uefa. A proposta da A22 diz que a nova competição incluiria os principais clubes do continente no futebol masculino e feminino.

Na competição masculina, as camadas superiores – a Star League e a Gold League – consistiriam cada uma de 16 equipes, enquanto a Blue League, a camada inferior, consistiria de 32 clubes com promoção e rebaixamento entre cada camada. As equipes que terminarem entre os oito primeiros de cada liga passam para a fase eliminatória, com quartas de final e semifinais disputadas em duas mãos e as finais realizadas em locais neutros.

Os 20 últimos times da Liga Azul seriam totalmente rebaixados da competição e substituídos pelos clubes de melhor desempenho das ligas nacionais europeias. Os dois times que chegarem à final das ligas Ouro e Azul seriam promovidos a um nível, enquanto os dois times que terminassem em último lugar nas ligas Estrela e Ouro seriam rebaixados a um nível.

As partidas seriam disputadas no meio da semana, permitindo que a nova competição fosse realizada em conjunto com as ligas nacionais europeias. A competição feminina proposta seria realizada segundo um modelo semelhante.

“A nossa posição não mudou. Continuamos totalmente empenhados na participação nas competições da UEFA e na cooperação positiva com a UEFA, a Premier League e outros clubes através da ECA no desenvolvimento contínuo do futebol europeu.”

Imagem: UEFA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *