Tiago Nunes Botafogo Textor
Futebol Brasileirão

John Textor demitiu Tiago Nunes por conta de ‘postura defensiva’ do Botafogo

John Textor não está sendo conhecido por ter muita paciência com seus técnicos, e o empate em 1 a 1 contra o Aurora, na última quarta-feira, na segunda fase da Libertadores, não foi a única razão pela qual Tiago Nunes deixou o comando do Botafogo. A decisão, tomada na manhã de quinta-feira, foi resultado de uma série de fatores, sendo o resultado em Cochabamba visto como um “estopim”.

A postura da equipe dentro de campo foi um ponto crucial. John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, tem como premissa que a equipe pratique um futebol ofensivo. A irritação do norte-americano com algumas decisões de Tiago Nunes vinha se acumulando nas últimas semanas, especialmente em relação ao comportamento tático da equipe.

Internamente, o executivo externou descontentamento com a performance da equipe em alguns jogos, destacando pioras no segundo tempo devido a substituições e uma postura mais defensiva. Essa preocupação já vinha sendo observada no Campeonato Carioca, mas o contexto inicial da temporada, com desafios como a falta de um lateral-direito de ofício e reforços chegando durante a competição, amenizou as críticas.

A pressão sobre Tiago Nunes aumentou, e a Conmebol Libertadores era vista como uma oportunidade crucial para o treinador mostrar resultados. No entanto, a resposta não foi positiva, com o time cedendo o empate nos acréscimos. Textor, insatisfeito com o desempenho da equipe, estava praticamente decidido pela demissão após o jogo, mas optou por não tomar uma decisão impulsiva.

A reunião entre John Textor e a diretoria do Botafogo, realizada na sexta-feira após o retorno da delegação ao Brasil, concluiu que Tiago Nunes não estava atingindo as metas e o estilo desejado pelo clube. A demissão foi selada em uma reunião com o treinador gaúcho.

Textor quer treinadores com estilo de jogo específico

Esta não foi a primeira vez que John Textor demitiu um treinador por não se adequar ao estilo de jogo desejado. Em 2022, ele desligou Enderson Moreira, apesar de o técnico ter conquistado a Série B meses antes. A decisão foi justificada como uma escolha técnica baseada na visão do proprietário da SAF sobre o estilo de jogo correto para o Botafogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *