Porsche WEC Catar
Automobilismo WEC

WEC: Porsche Penske supera problemas e vence 1812 km do Catar

Nos 1812 do Catar da WEC (World Endurance Championship) Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer conquistaram uma vitória histórica para a Porsche Penske, marcando a primeira vitória geral da fabricante alemã desde 2017 e dando início à temporada do mundial de resistência.

O Porsche #6 963 LMDh, sob o comando de Vanthoor, assumiu o controle da corrida na metade da segunda hora após um erro do Peugeot #93 9X8, conduzido por Nico Muller. Apesar dos desafios, incluindo um breve susto com um carro Lexus GT3 e uma parada não programada nos boxes de Estre devido a uma placa de número ausente, a equipe da Porsche demonstrou resiliência para conquistar uma bela vitória

A parada nos boxes de Estre, ocorrida nos últimos 15 minutos da corrida, não impediu a equipe de garantir a vitória, com mais de 30 segundos de vantagem sobre o Porsche #12 da Team Jota. Este triunfo marcou uma conquista significativa para a Porsche na abertura da temporada do WEC, sendo a última vitória geral do fabricante em 2017.

A Peugeot parecia pronta para garantir o segundo lugar até Vergne enfrentar problemas com o armazenamento de energia, duas voltas antes do final, permitindo que o carro da Team Jota garantisse a vice-liderança. Callum Ilott, Will Stevens e Norman Nato pilotaram o Porsche #12 para garantir o pódio ao lado dos companheiros de fábrica do Porsche #5 963.

O Porsche #5 enfrentou desafios iniciais com duas paradas nos boxes devido a problemas relacionados aos pneus, impedindo-o de competir pela liderança. O Chip Ganassi Cadillac conseguiu terminar em quarto lugar, apesar de sofrer danos em uma colisão com o Peugeot #94.

A Toyota teve um desempenho decepcionante, terminando em sexto e décimo com seus GR010 HYBRIDs. O Peugeot #93 enfrentou problemas mecânicos tardios, mas assegurou provisoriamente o sétimo lugar. O Ferrari #50 se recuperou de uma penalidade para terminar em oitavo.

A Alpine se destacou como a melhor estreante na classe Hypercar, terminando em nono. A Proton ficou fora da última posição para pontuar, e a Lamborghini não teve um bom fim de semana, terminando em 15º.

Porsche também vence na classe LMGT3 da WEC

WED CatarCompletando a dominância da Porsche no Catar, a equipe Manthey Pure Rxcing conquistou as honras na nova classe LMGT3, introduzida em 2024. Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malykhin lideraram a maioria da corrida no Porsche 911 GT3 #92, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 4,8 segundos sobre o Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing, pilotado por Ian James, Alex Riberas e Daniel Mancinelli.

Malykhin assumiu a liderança apenas 15 minutos após o início da corrida, superando o Corvette Z06 GT3 da TF Sport #81 que largou na pole e construindo uma vantagem de mais de 30 segundos nas primeiras horas da corrida. O Aston Martin da HoR conseguiu subir da quinta posição no grid para assumir a liderança na sexta hora, mas Riberas sofreu uma rodada logo depois, devolvendo a primeira posição ao Porsche #92.

O terceiro lugar no pódio ficou com outro Aston Martin da D’station, após uma última volta impressionante do piloto de fábrica Marco Sorensen. Em uma grande estreia no WEC, a lenda da MotoGP Valentino Rossi terminou em quarto no BMW #46, que dividiu com Maxime Martin e Amhad Al Marthy. O carro da #31 da Team WRT, que tem o brasileiro Augusto Farfus, ficou em sexto na abertura da temporada da WEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *