girona barcelona
Futebol La Liga

La Liga: Barcelona perde de virada para o Girona e dá titulo antecipado para o Real Madrid

Na tarde deste sábado (4), o Girona recebeu o Barcelona no Estadi Montilivi em duelo válido pela 34ª rodada da La Liga. Com a disputa pelo título espanhol em jogo, o time de Xavi Hernández precisava vencer a partida para tentar ao menos adiar a conquista do Real Madrid, que venceu o Cádiz nesta rodada.

A equipe blaugrana até chegou a liderar o confronto em duas ocasiões, mas o Girona, principal surpresa da temporada no campeonato, conseguiu a virada para garantir sua classificação inédita para a Champions League em grande estilo, enquanto também confirmou o título dos Blancos.

Análise e resumo da partida:

O Barcelona abriu o placar com apenas dois minutos de confronto. Aproveitando de uma movimentação precipatada da defesa do Girona na tentativa de fazer a linha de impedimento, Lamine Yamal encontrou o zagueiro (jogando de volante) Andreas Christensen na entrada da área com um ótimo passe e o dinamarquês, em uma rara demonstração de habilidade ofensiva, acertou um chute no canto direito do goleiro Gazzaniga.

No entanto, a felicidade dos catalães durou menos de um minuto. Na saída de bola, quando a transmissão ainda mostrava o replay do gol do Barcelona, o artilheiro Artem Dovbyk aproveitou um belo cruzamento de Iván Martin e subiu sozinho entre a defesa adversária, marcando o gol de empate de cabeça.

O Barcelona dominou boa parte do primeiro tempo, mas mostrou pouca capacidade de criar e finalizar contra o gol adversário. O Girona buscava escapes rápidos através de seus pontas (Savinho e Tsygankov), tentando afunilar o jogo em direção ao meio para que os laterais subissem e criassem vantagem numérica contra a defesa blaugrana.

Porém, na maior parte das investidas dos mandantes, a defesa do Barcelona esteve bem. Christensen fez um ótimo trabalho protegendo a entrada da área, enquanto Koundé apareceu bem como um terceiro pilar da dupla de zaga nos avanços pela esquerda do Girona, com o brasileiro Savinho.

A partida se desenhou em um panorama bastante “morno” – até que, aos 45 minutos da primeira etapa, Lamine Yamal novamente “encontrou” mais um gol para sua equipe. Levando a bola da direita para o meio, o espanhol fez a finta em cima de Miguel Gutiérrez na entrada da área e acabou sendo derrubado, em um lance bastante ajustado e que precisou ser revisto no VAR para a penalidade máxima ser marcada.

Na cobrança, Lewandowski demonstrou categoria e deslocou o goleiro, colocando o Barça na frente novamente. Apesar do desfecho positivo do time visitante ao fim da primeira etapa, o cenário mudou bruscamente na volta dos vestiários.

Jogando no contra-ataque, o Girona foi mortal no segundo tempo. Com uma ótima organização nas movimentações ofensivas, com cada atleta sabendo seu papel nos dois últimos terços do campo, o time de Michel viu Portu sair do banco para infernizar a defesa blaugrana e reverter o placar praticamente sozinho.

Primeiro, aos 20 minutos, Sergi Roberto deu um “presentaço” para Dovbyk, tentando um recuo para Ter Stegen. O atacante ucraniano saiu sozinho contra a marcação e encontrou Portu na direita. O atacante espanhol completou para o fundo da rede e empatou o confronto.

Apenas dois minutos depois, Portu partiu pela direita em velocidade e cruzou rasteiro ao chegar na linha de fundo; a bola foi atrasada para a entrada da área e Miguel Gutiérrez completou para o fundo da rede, contando com um desvio no meio do caminho.

O tento final do time da casa foi marcado aos 30 minutos, fechando a virada em grande estilo. Savinho recebeu no meio-campo e fez uma bela inversão para Portu na direita. De primeira, o espanhol acertou um chutaço no canto direito de Ter Stegen para sacramentar o placar.

Resultado: Girona 4 – 2 Barcelona

Não apenas a derrota foi dolorida para o Barcelona, como também saber que o “tropeço” diante do Girona deu ao seu principal rival o título espanhol. Em mais uma exibição de pouca criatividade, os blaugranas parecem encaminhar para um melancólico fim da breve “era Xavi”.

Por outro lado, o Girona conquistou pela primeira vez em sua história a classificação para a Champions League, contando com uma ótima exibição não apenas de seus já conhecidos destaques, mas também de Portu, que já possui um status de ídolo sendo o terceiro maior artilheiro da história do clube e encostando no segundo colocado, Jandro.

Título merengue

Por fim, a vitória do Girona resultou na conquista do 36º título espanhol do Real Madrid. Claramente a equipe mais qualificada da Espanha nesta temporada, o time de Carlo Ancelotti fez seu dever de casa nesta rodada com uma vitória relativamente tranquila sobre o Cádiz. Com 87 pontos, os merengues conquistaram a taça com quatro rodadas de antecedência. Confira a resenha do duelo entre os Blancos e o Cadíz neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *