Borussia Dortmund
Futebol UEFA Champions League

Borussia Dortmund e PSV ficam no empate na Holanda

Nesta terça-feira, 20, PSV e Borussia Dortmund se enfrentaram no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. No Philips Stadion, as duas equipes ficaram no empate, com os holandeses se destacando um pouco mais que os alemães.

Análise

Mesmo com o empate, o PSV atuou melhor do que o Borussia Dortmund. O time holandês precisou “correr” atrás do placar ainda no primeiro tempo, e isso ajudou a equipe a se impor em campo. Do outro lado, o clube alemão, que perdeu seu gol titular ainda no aquecimento, marcou o primeiro gol da partida, mas esse foi o único momento positivo para o Borussia em todo o jogo.

O empate foi um resultado que não refletiu o que aconteceu em 90 minutos de partida. O PSV, impulsionado por sua torcida, poderia ter saído com o resultado, na tentativa de “segurar” o jogo na Alemanha, mas a falta de qualidade no ataque não ajudou. Outro ponto de destaque do duelo foi a penalidade que resultou no gol de Luuk de Jong que pode ser considerada por muitos bem polêmica.

No entanto, o principal fator que manteve o placar igualado até o fim foi a atuação do Borussia Dortmund. Foram 90 minutos de pouco criação ofensiva, falta de movimentação e raríssimos lances de gol. Como um todo, a tarde do clube alemão pode, e deve, ser esquecida.

A atuação do Borussia foi apenas para garantir o mínimo na Holanda, e ficou claro desde o início da partida o objetivo da equipe: resolver o jogo na Alemanha. Após o gol de Malen, o Dortmund não fez mais nada em campo.

Momento em que Mats Hummels comete o pênalti a favor do PSV (Foto: Icon Sport)
Momento em que Mats Hummels comete o pênalti a favor do PSV (Foto: Icon Sport)

O jogo

Os primeiros minutos de jogo foram bem parados, com ambos os times se estudando bastante logo após o início da partida. Passados alguns minutos, tanto o Borussia Dortmund quanto o PSV foram se soltando em campo.

Aos 14’, Malen recebeu a bola próximo a grande área e finalizou de lá mesmo, rasteiro; porém, Benítez fez a defesa em dois tempos. Na sequência, Tillman teve a chance de abrir o placar, ao ficar frente a frente com o goleiro Meyer, que assumiu a vaga do lesionado Kobel. No entanto, na hora de finalizar, errou feio o gol.

Os espaços foram se apresentando após os times se acostumarem com a forma de marca de seus adversários, mesmo que a pressão na saída de bola não tenha diminuído em nenhum dos lados.

Com o decorrer da partida, o Borussia Dortmund foi aos poucos dominando as principais ações ofensivas, e o placar foi aberto pelos alemães. Aos 24’, Malen fez jogada individual, invadiu a grande área e, mesmo marcado por dois defensores, finalizou para o gol. Dest acabou desviando o chute, o que “matou” o goleiro Benítez. Um a zero.

Mesmo atrás do placar, quem terminou melhor o primeiro tempo foi o PSV. A equipe holandesa, após levar o gol, foi para cima do Borussia Dortmund, pressionando o time alemão em seu próprio campo. Bakayoko e Saibari tiveram as suas chances para empatar o jogo ainda na primeira etapa, mas não tiveram sucesso.

O PSV manteve o ritmo no início do segundo tempo, e o empate não demorou a acontecer. Aos 54’, Hummels derrubou Tillman dentro da grande área: pênalti. De Jong foi para a cobrança e igualou o marcador.

Depois do empate, a partida, como um todo, caiu bastante. A questão física “pesou” muito cedo para os dois times, que não estavam em um dia nada inspirado. Poucas chances foram criadas na reta final do confronto, com destaque para alguns momentos mais “afiados” do PSV.

Fim de jogo: PSV 1 x 1 Borussia Dortmund

Com o empate na Holanda, a partida será decidida na Alemanha, no Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund, no dia 13 de março.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *