Na base, Victor Vázquez era considerado melhor que Messi - Foto: Arquivo
Futebol

Atacante considerado melhor que Messi assina por clube indiano

Melhor que Lionel Messi. Assim era considerado o meia-atacante Víctor Vázquez , hoje com 37 anos,  e recém contratado pelo East Bengal, da Índia, para a temporada 2023-24. Ao menos era o que diziam os treinadores de La Masia, a famosa categoria de base do Barcelona, e os próprios companheiros canteranos do espanhol.

“O bom mesmo era o Víctor”, disse Messi certa vez sobre o antigo companheiro dos tempos de infantil do Barça. Isso porque era Víctor a principal referência técnica da lendária “Geração de 87” do time catalão, que além do dono de oito Bolas de Ouro e oito Prêmios FIFA de Melhor Jogador do Mundo ainda contava com Cesc Fàbregas e Gerard Piqué.

Vázquez, Messi e Fábregas: membros da "Geração de 87" de La Masia - Foto: Arquivo
Vázquez, Messi e Fàbregas: membros da “Geração de 87” de La Masia – Foto: Arquivo

 

“Lembro disso com nostalgia e felicidade. Foram os meus melhores momentos como jogador de futebol. Essas memórias nunca irão embora”, disse o jogador em entrevista exclusiva ao portal esportivo Relevo, da Espanha.

Competição com Messi

Contratado junto ao Damm em 1998-99, Víctor Vázquez se juntou às canteras do Barcelona aos 11 anos e se transformou no centro das atenções das divisões de base do clube. Lionel Messi, com quem disputaria atenções e desenvolveria uma vitoriosa parceira, só chegaria ao Barça dois anos depois.

“Havia uma disputa saudável com Messi para ver quem fazia mais gols e assistências. Quando ele chegou, eu já era o atacante e fazia muitos gols. (Messi) Transformou a equipe, porque nunca tinhamos tido um jogador assim. Se ele marcava seis, eu marcava sete. Se marcava dez, eu tentava marcar onze. Nós nos melhorávamos. Passamos bon momentos juntos”, recordou Vázquez.

Devido ao faro de gols superior ao do craque argentino na base culé, Vázquez era visto como um talento sobrenatural, principalmente por se sobrepor ao já prodígio Messi em campo. Tanto que os olheiros da época viam nele a próxima grande estrela para se juntar ao elenco principal e brilhar com a camisa blaugrana. Porém, tal expectativa não foi confirmada.

Frustração no time principal

Mesmo com nomes como Sergio Busquets e Pedro, foi Vázquez o principal destaque do título da terceira divisão do Barcelona B na temporada 2007-08. Time esse treinado por Pep Guardiola, que seria efetivado como treinador do time principal na temporada seguinte após a saída de Frank Rijkaard. Guardiola levou consigo os três jovens para a pré-temporada de 2008-09, mas diferente dos outros dois, Vázquez não se firmou.

Pelo time de cima foram apenas três jogos: a estreia contra o Recreativo Huelva, em 2008, por La Liga, e os confrontos pela Liga dos Campeões contra Shakhtar Donetsk, em 2009, e Rubin Kazan, em 2010. Foi justamente contra os russos que Vázquez marcou seu único gol pelo Barça, o segundo na vitória por 2 a 0 (Fontás abriu o placar).

Vázquez comemora único gol pelo Barcelona, contra o Rubin Kazan - Foto: Arquivo
Vázquez comemora único gol pelo Barcelona, contra o Rubin Kazan – Foto: Arquivo

 

Títulos de peso

Mesmo atuando pouco, Vázquez conquistou títulos de peso com o clube. Ele fez parte dos elencos campeões da Europa em 2008-09 e 2010-11, do grupo tricampeão de La Liga entre 2008-09 e 2010-11, do Mundial de Clubes de 2009, da Copa do Rei de 2008-09 e das Supercopas da Espanha de 2009 e 2010.

Andarilho da bola

Sem espaço no Barcelona, Vázquez foi para o Club Brugge, da Bélgica, em 2011-12, e ficou no time belga até a temporada 2015-16, quando partiu para o Cruz Azul, do México. Após uma temporada no clube, o meia-atacante foi comprado pelo Toronto FC, por onde atuou até 2018.

Já em 2019, o Vázquez foi jogar Al-Arabi, do Catar, onde ficou apenas um ano. Na temporada seguinte defendeu o Umm-Salal, também do Catar. Em 2021 o espanhol retornou à Bélgica, dessa vez para atuar pelo Eupen, mas deixou o clube no mesmo ano rumo ao Los Angeles Galaxy, ficando duas temporadas em LA.

Em 2023, após boas atuações na MLS, o Toronto FC recontratou Víctor Vázquez. Na temporada passada foram 12 jogos e nenhum gol pelo clube canadense. Mesmo assim, o East Bengal decidiu apostar no jogador que um dia foi melhor que Messi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *